Secretaria Municipal de Cultura lança guia ilustrado para artistas de rua

Cartilha “Arte na Rua” traz informações e dicas para artistas com base na legislação municipal vigente a partir de 2013

Em 2013, a Prefeitura de São Paulo regulamentou a arte de rua por meio da lei municipal nº 15.776, seguida do decreto nº 55.140 de maio de 2014. O objetivo desta nova legislação para a arte de rua é a liberação das áreas públicas para a livre manifestação dos artistas e a organização dessas atividades por meio de regras simples como a garantia da circulação livre do público pelas vias onde as atividades acontecem.

Para facilitar a consulta às novas regras, a Secretaria Municipal de Cultura elaborou, em parceria com o MAR – Movimento Artistas de Rua, uma cartilha intitulada “Arte na Rua – um guia ilustrado sobre a legislação da cidade de São Paulo para artistas de rua”, que será lançada neste domingo, 29 de março, às 10h, no Parque Mario Covas, na Avenida Paulista. Além da distribuição gratuita das cartilhas, o lançamento será marcado por apresentações artísticas e um bate-papo com o secretário Nabil Bonduki. Das 12h às 20h, ao longo da Avenida Paulista, diversos artistas prometem ocupar as calçadas com atividades de música, teatro, circo, entre outras. 

+ Clique aqui para folhear o guia ilustrado
+ Baixe aqui o arquivo em .pdf

Com 32 páginas, a cartilha abre relembrando a tradição da arte de rua na cidade, com uma gravura ilustrativa de uma manifestação nas ruas da cidade de São Paulo em 1835. A publicação traz, ainda, informações gerais úteis como os direitos e deveres do artista de rua, boas práticas quanto ao som e o uso do espaço, como, por exemplo, o respeito a áreas onde se concentram hospitais, escolas e mobiliário urbano e também dicas de convivência e compartilhamento de espaços públicos pelos próprios artistas.

Serviço: Lançamento da Cartilha “Arte na Rua - um guia ilustrado sobre a legislação da cidade de São Paulo para artistas de rua”.
Parque Mario Covas – Avenida Paulista, 1853. Dia 29/03, 10h. Grátis