Projeto “Breves e Inéditos” tem edição especial com filmes latino-americanos no Cine Olido

Longas-metragens da Guatemala, Venezuela, Uruguai e Colômbia são exibidos entre 2 e 12 de abril

“A Jaula de Ouro” foi exibido na mostra “Um Certo Olhar”, no Festival de Cannes, 
onde o diretor recebeu uma menção honrosa pelo trabalho.  

Por Gabriel Fabri

Todo ano, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove a mostra “Breves e Inéditos”, que traz filmes pouco exibidos no circuito cinematográfico brasileiro e que merecem ser vistos por um maior público. Em uma nova iniciativa, o projeto chega ao Cine Olido para uma edição especial que inclui apenas filmes latino-americanos. As sessões acontecem entre os dias 2 e 12 de abril.

Vencedor do prêmio da crítica e da menção honrosa do júri da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa-metragem “A Jaula de Ouro”, da Guatemala, retrata jovens desse país tentando chegar clandestinamente aos Estados Unidos, através do México. Ao longo da viagem, eles têm que lidar com os chamados “coiotes”, os membros do narcotráfico que lucram com essas travessias. Diego Quemada-Díez, diretor do filme, recolheu na cidade de Mazatlán, onde o tráfico de drogas tem forte atuação, em torno de 600 depoimentos, que foram inspiração para personagens e acontecimentos da trama. “A Jaula de Ouro” foi exibido também na mostra “Um Certo Olhar”, no Festival de Cannes, onde o diretor recebeu uma menção honrosa pelo trabalho.  

O venezuelano “Hermano” conta a história de dois irmãos que jogam futebol nas favelas de Caracas. O mais novo sonha em jogar profissionalmente, enquanto o mais velho sustenta a família trabalhando com uma quadrilha do bairro. Até o dia em que um recrutador lhes oferece uma oportunidade para se tornarem jogadores profissionais. O longa-metragem dirigido pelo estreante Marcel Rasquin foi congratulado com três prêmios no Festival de Moscou, em 2010, incluindo o prêmio máximo da noite, o São Jorge de Ouro.

Exibido nos cinemas brasileiros em 2014, o colombiano “Karen Chora no Ônibus”, dirigido por Gabriel Rojas Vera, mostra a emancipação de uma mulher que, após dez anos de casamento, resolve abandonar tudo para viver a vida. Procurando um emprego, sem ter formação ou experiência profissional, ela começa a sentir na pele a dura realidade da vida em Bogotá, capital da Colômbia.

Já o uruguaio “Hiroshima – Um Musical Silencioso”, de Pablo Stoll, é uma homenagem do diretor a um amigo que cometeu suicídio, o cineasta Juan Pablo Rebella, com quem dirigiu os filmes “25 Watts” e “Whisky”.  O longa-metragem acompanha um dia de um personagem, interpretado pelo irmão de Stoll. Como o título sugere, o filme não possui diálogos. O único som que se escuta é a música dos fones de ouvido do protagonista, com exceção da cena em que o personagem canta em uma banda de rock.

Serviço: Galeria Olido - Cine Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 2 a 12/04. 14 anos. R$1.

*Confira a programação completa:

A JAULA DE OURO
(La jaula de oro, Guatemala/Espanha/México, 2013, 108 min). Dir.: Diego Quemada-Díez. Com Brandon López, Rodolfo Dominguez, Karen Martínez e outros.
Três jovens imigrantes guatemaltecos e um indígena tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos.
| Dias 2, 5, 9 e 11, 17h. Dia 4, 19h

HERMANO
(Venezuela, 2010, 97 min). Dir.: Marcel Rasquin. Com Eliú Armas, Fernando Moreno, Beto Benites e outros.
Criados como irmãos, dois rapazes são exímios futebolistas. Um deles é um talentoso atacante, enquanto o outro é capitão de um time do bairro de La Ceniza, periferia de Caracas (Venezuela). Enquanto o primeiro tenta se profissionalizar, o segundo usa dinheiro sujo para manter a família.
| Dias 2, 10 e 11, 19h. Dias 4 e 12, 15h

HIROSHIMA - UM MUSICAL SILENCIOSO
(Uruguai, 2009, 80 min). Dir.: Pablo Stoll. Com Juan Andrés Stoll, Mario Stoll, Guillermo Stoll e outros.
Em Montevidéu (Uruguai), rapaz canta numa banda de rock e trabalha numa padaria. O filme descreve um dia de sua vida a partir do momento em que ele desperta.
| Dias 3 e 10, 17h. Dia 5, 15h. Dia 7, 19h

KAREN CHORA NO ÔNIBUS
(Karen llora en un bus, Colômbia, 2011, 98 min). Dir.: Gabriel Rojas Vera. Com Ángela Carrizosa Aparicio, María Angélica Sánchez, Edgar Alexen e outros.
Após dez anos de casamento, Karen percebe o erro dessa união que custou sua juventude. Disposta a recuperar o tempo perdido, pede o divórcio e decide começar nova vida no centro de Bogotá (Colômbia), mas as dificuldades a fazem repensar essas escolhas.
| Dia 3, 19h. Dias 4, 8 e 12, 17h. Dia 11, 15h