Bienal do Grafite leva suas cores ao Parque do Ibirapuera

Pela primeira vez sediada no Pavilhão das Culturas Brasileiras, a 3ª Bienal Internacional do Grafite se estabelece como um evento de importância e respeitabilidade na cidade. A mostra fica em cartaz de 18 de abril a 19 de maio e a entrada é gratuita.

A 3ª edição da Bienal Internacional Graffiti Fine Art, exposição mais visitada do Brasil em 2013, reacende as movimentações no mundo da street art e está aberta ao público até o dia 19 de maio de 2015. A grande novidade desta edição fica por conta do espaço. Depois de duas edições no MuBE, desta vez o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, abre as portas e oferece um espaço ainda mais rico. A entrada é gratuita.

Esta edição da Bienal Internacional Graffiti Fine Art, idealizada por Renata Junqueira e Binho Ribeiro, contará com cerca de 60 artistas que se destacam na atualidade vindos dos mais diversos cantos do mundo. Além dos murais e quadros pintados com spray, estêncil e pincéis, a Bienal vai contar ainda com outros formatos, como instalações, esculturas e videoarte. “Na primeira edição, em 2011, estávamos num momento de amadurecimento do cenário da street art. Na segunda, de reconhecimento. Agora acredito que é um período de afirmação”, avalia o curador Binho Ribeiro. “A mostra traça uma trajetória que vem desde o início da cultura do graffiti, em Nova York, e reúne diversas gerações de artistas, todos de alto nível técnico, sejam nomes consagrados ou novos talentos”, completa.

O Pavilhão das Culturas Brasileiras é um prédio de 11 mil metros quadrados, projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950, e que agora retoma suas atividades após obras de manutenção e restauro do prédio. De acordo com Renata Junqueira, o novo espaço trará mais frescor para a Bienal com formato expositivo ampliado, possibilitando montagens diferenciadas e maiores instalações. “O maior fluxo de pessoas do parque nos oferece o mais importante que é o acesso do público às obras de artistas importantes do mundo todo. Quando criamos a primeira Bienal Graffiti Fine Art, era a única no mundo. Hoje somos a mais completa bienal de arte urbana do mundo”, explica.

Histórico da Bienal
A Bienal Internacional Graffiti Fine Art  teve sua primeira edição em setembro de 2010, fruto de uma compilação de seis edições do inédito projeto de arte urbana Graffiti Fine Art, criado por Renata Junqueira e Binho Ribeiro. A primeira e segunda edições aconteceram no Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE, em suas imensas colunas desenhadas por Paulo Mendes da Rocha. Com o amadurecimento do evento, crescimento em número de artistas e formato das obras, a Bienal foi levada ao Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. 
 

Serviço: 3ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art. Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque do Ibirapuera. Rua Pedro Álvares Cabral, s/n. São Paulo – SP. De 18/04 a 19/05. 3ª, das 10h às 21h. 4ª a dom., das 10h às 18h. Grátis.