Juca Martins lança livro de fotos na Casa da Imagem

Livro traz registros dos principais acontecimentos do Brasil entre as décadas de 1970 e 1980; o lançamento acontece no dia 7 de março


Seca no nordeste, 1983 (Foto: Juca Martins)

Por Luísa Bittencourt


Uma cronologia visual dos principais acontecimentos que marcaram a história do Brasil entre as décadas de 1970 e 1980 compõe o mais novo livro do fotógrafo Juca Martins, obra homônima que será lançada no sábado, dia 7, às 11h, na Casa da Imagem. O local escolhido foi o mesmo que exibiu em suas dependências parte desse acervo fotográfico na exposição “Testemunha ocular: fotografias de Juca Martins”, em 2013.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu da Cidade de São Paulo, e a Editora WMF Martins Fontes, o livro apresenta imagens de um período em que o país vivia o jugo da ditadura civil-militar, ao mesmo tempo em que via, também, o surgimento de movimentos sociais de luta por democracia. Nesta série, estão registros das greves dos metalúrgicos e dos bancários, além dos movimentos pela Anistia. Integram o livro, ainda, imagens do garimpo de Serra Pelada, pelas quais o fotógrafo ganhou o Prêmio Internacional Nikon; sobre a grande seca do Nordeste, em 1986; e registros da crise ambiental de Cubatão.

Juca Martins atua como repórter fotográfico desde 1970. Foi editor de arte do jornal Movimento e expôs obras suas em países como Espanha, Itália, França e Alemanha. Ganhou o Prêmio Esso de Fotografia com uma série de reportagens sobre menores e o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos com a reportagem sobre a guerra de El Salvador.


Serviço: Casa da Imagem. Rua Roberto Simonsen, 136-B, Centro | tel. 3241-4238. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Dia 7, 11h. Entrada franca (preço do livro: R$ 68,50)