MITsp apresenta peça napolitana em dois teatros municipais

'As irmãs Macaluso' fica em cartaz entre os dias 6 e 10 de março


A peça tem texto e direção da italiana Emma Dante (foto: Carmine Maringola)

Por Gilberto de Nichile


Quando Antônio Araújo, curador da MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, assistiu, em 2014, na Europa, a montagem da peça “As irmãs Macaluso”, da Compagnia Sud Costa Occidentale, de Nápoles (Itália), não pensou duas vezes para convidar o grupo a participar da segunda edição do evento, que acontece entre os dias 6 e 15 deste mês, na cidade.


O curador afirma estar impressionado com a vitalidade do espetáculo e com a interpretação das atrizes que compõem o elenco. “A peça tem texto e direção da italiana Emma Dante, que hoje, juntamente com Romeo Castellucci, que trouxemos na Mostra do ano passado, é considerada uma das mais importantes encenadoras italianas”. O enredo narra a história de uma família de sete irmãs que se encontram para o funeral de uma delas. A reunião desencadeia a evocação de acontecimentos passados e as consequentes emoções de riso, choro, acusações, culpas, explicações e arrependimentos.  


“Além de ‘As irmãs Macaluso’, que representa a Itália, teremos este ano mais 11 espetáculos de países como Rússia, Suíça, Israel e Brasil”, diz Araújo. Seu objetivo é fazer com que o público paulistano tenha a oportunidade de assistir a trabalhos de alguns dos mais relevantes encenadores contemporâneos, inéditos no Brasil.


A montagem italiana será apresentada nos teatros João Caetano (zona sul), entre os dias 6 e 8, e Flávio Império (zona leste), nos dias 9 e 10, ambos da Secretaria Municipal de Cultura. Além desses palcos, esta segunda edição da MITsp chega a outras salas da cidade.

 
Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 6 a 8, 21h. R$ 20;
Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, Zona Leste. Tel. 2621-2719. Dias 9 e 10, 20h. Grátis (retirar ingresso, até um par por pessoa, uma hora antes)
. Confira a programação completa no site: http://mitsp.org/