Exposição na Casa da Imagem ressalta o pensamento moderno na fotografia de Gertrudes Altschul

Com abertura no dia 7 de março, a mostra apresenta 24 fotografias de Gertrudes Altschul, uma das raras mulheres atuantes nas primeiras décadas do Foto Cine Clube Bandeirante


A exposição é composta por ampliações vintages e uma tiragem
especialmente impressa para a exposição


No dia 7 de março, a Casa da Imagem, exemplar arquitetônico que integra o Museu da Cidade de São Paulo e reúne o acervo iconográfico da cidade de São Paulo, inaugura a exposição “Uma mulher moderna, fotografias de Gertrudes Altschul”, que traz 24 imagens de Gertrudes Altschul (1904-1962).

Com entrada franca, a exposição é composta por ampliações vintages e uma tiragem especialmente impressa para a exposição, que permite reconhecer o pensamento irradiado pelo fotoclubismo paulistano, também reconhecida como a Escola Paulista de Fotografia, presente nas cenas urbanas, na construção de abstrações e geometrismos, e na experiência com solarização e sobreposições.

Como tantos europeus que se viram ameaçados pelo Nazismo, a fuga da Alemanha foi, em si, uma aventura. Em 1939 ela separa-se de Ernest, o único filho, que é encaminhado para estudar em Londres. No mesmo ano Gertrudes e seu marido, partem para o Brasil, mas durante uma escala do navio em Bordeaux (França), Leon foi detido pela polícia devido à guerra entre os dois países. Gertrudes permanece na cidade já parcialmente controlada por nazistas até conseguir outra embarcação. Já em São Paulo, reencontra o marido após alguns meses e o filho em 1941.

Para Isabel Amado, curadora da exposição, “a presença feminina na fotografia do entre guerras ainda demanda pesquisa e a participação de Gertrudes Altschul como membro do grupo do Foto Cine Clube Bandeirante desponta como uma exceção neste período já que a sua produção fotográfica tem um profundo rigor estético”.
Ao recordar-se da mãe, Ernest Altschul, ela destaca: “Gertrudes passou a se interessar pela fotografia após uma viagem à Buenos Aires em 1952, onde comprou uma Contax. Depois de dois anos uma Roleiflex que permitia movimentos, câmera que ela adorava fotografar”.

Todas as fotografias expostas integram a Coleção Laura e Ernest Autschul e a mostra foi viabilizada por uma parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e o Estúdio Madalena, com o apoio do Goethe Institut.

Serviço: Uma mulher moderna, fotografias de Gertrudes Altschul. Museu da Cidade de São Paulo/Casa da Imagem. Rua Roberto Simonsen, 136-B. Visitação: de terça a domingo, das 9 às 17h. Abertura: dia 7 de março, às 11h. Entrada franca. Acesso a portadores de deficiência física. Outras informações: www.casadaimagem.sp.gov.br ou pelo telefone: 3241 108 - Ramal 103.