Filmes premiados, mas pouco exibidos, chegam ao CCSP

Mostra “Breves e Inéditos” fica em cartaz entre os dias 3 e 18 de março


“De menor”, de Caru Alves de Souza, está na mostra “Breves e inéditos”


Por Letícia Andrade

Alguns dos melhores filmes de 2014 que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro de cinema podem ser vistos agora, entre os dias 3 e 18, na mostra “Breves e inéditos”, em cartaz em duas salas do Centro Cultural São Paulo.

Dentre os 23 títulos selecionados está “Mommy”, de Xavier Dolan, filme que ganhou o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes, em 2014. O drama conta a história de uma mãe que enfrenta uma série de problemas com o filho adolescente que acaba de ser expulso do reformatório.

Outro destaque é o longa-metragem brasileiro “De menor”, dirigido pela diretora e roteirista paulista Caru Alves de Souza. A produção tem copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e foi selecionada para a mostra Horizontes Latinos, do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha), além de ter vencido na Première Brasil do Festival do Rio 2013. O enredo acompanha uma advogada que divide sua rotina entre defender jovens e a difícil tarefa de cuidar do irmão mais novo.

Considerado por ele próprio como seu último trabalho, o grande cineasta japonês de animação, Hayao Miyazaki, está presente na programação com o comovente longa indicado ao Oscar, “Vidas ao vento”. O desenho é uma biografia de Jiro Horikoshi, engenheiro japonês responsável pela criação dos mais avançados aviões, infelizmente lançados na Segunda Guerra Mundial.


Serviço: Centro Cultural São Paulo – Salas Paulo Emílio Salles Gomes e Lima Barreto. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 3 a 18. R$ 1.

Confira a programação completa:

AMANTES ETERNOS

(Only Lovers Left Alive, Alemanha/Reino Unido, 2013, 123 min, digital). Dir.: Jim Jarmusch. Com Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Mia Wasikowska e outros.
Casal de vampiros eruditos está profundamente incomodado com a evolução da humanidade. Há séculos, eles vivem uma relação de cumplicidade e amor que será abalada pela aproximação da irmã caçula e irresponsável de um deles.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 3, 15h30. Dia 13, 20h

A JAULA DE OURO
(La jaula de oro, México, 2013, 108 min, DCP). Dir.: Diego Quemada-Diez. Com Brandon López, Rodolfo Dominguez, Karen Martínez e outros.
Dois garotos da periferia de uma cidade na Guatemala viajam para os Estados Unidos procurando oportunidades. No caminho, conhecem um indígena mexicano que não fala espanhol e eles viajam juntos, pegando carona.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 3, 18h. Dia 12, 15h30

DE MENOR
(Brasil, 2014, 77 min, DCP). Dir.: Caru Alves de Souza. Com Rita Batata, Caco Ciocler, Giovanni Gallo e outros.
Advogada recém-formada divide sua rotina entre a defensoria pública de menores no Fórum de Santos e os cuidados com o irmão adolescente. O bom relacionamento entre os dois é colocado em xeque quando ele comete um grave delito.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 3, 20h. Dia 11, 18h

HOMENS, MULHERES E FILHOS
(Men, Women & Children, EUA, 2014, 119 min, digital). Dir.: Jason Reitman. Com Ansel Elgort, Jennifer Garner, Adam Sandler e outros.
No mundo da internet, novas situações surgem, como a do casal que não tem intimidade, a da garota que quer ser uma anoréxica melhor e a do adolescente que vive em um mundo de pornografia virtual.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 4, 15h30. Dia 12, 18h

NO LIMITE DO AMANHÃ
(The Edge of Tomorrow, USA/Canadá, 2014, 113 min, digital). Dir.: Doug Liman. Com Tom Cruise, Emily Blunt, Bill Paxton e outros.
Relações públicas das Forças Armadas dos Estados Unidos fica preso no tempo e é condenado a reviver inúmeras vezes o dia em que a Terra, tomada por alienígenas, enfrenta um confronto final. A cada morte e renascimento, o homem avança e, antecipando os acontecimentos, tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio de uma guerreira.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 4, 18h
| Sala Lima Barreto. Dia 14, 20h

VIDAS AO VENTO
(Kaze Tachinu, Japão, 2013, 127 min, animação, digital). Dir.: Hayao Miyazaki. Vozes: Hideaki Anno, Miori Takimoto, Hidetoshi Nishijima e outros.
Rapaz do interior do Japão sonha com um avião em formato de pássaro e decide construí-lo. Durante a busca pelo seu sonho, ele se apaixona por uma garota que adoece profundamente.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 4, 20h. Dia 13, 15h30

GLÓRIA
(Chile, 2013, 110 min, DCP). Dir.: Sebastián Lélio. Com Paulina García, Sergio Hernandez, Diego Fontecilla e outros.
Mulher solitária de 58 anos costuma frequentar bailes da terceira idade, nos quais se envolve com diversos homens. A situação muda quando conhece um ex-oficial da Marinha, sete anos mais velho do que ela, por quem se apaixona.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 5, 15h30. Dia 17, 17h

HOTEL MEKONG
(Tailândia/Reino Unido, 2012, 61 min, blu-ray). Dir.: Apichatpong Weerasethakul. Com Jenjira Pongpas, Maiyatan Techaparn, Sakda Kaewbuadee e outros.
No nordeste da Tailândia, às margens do rio homônimo, está o Hotel Mekong. O cineasta Apichatpong Weerasethakul ocupa seus quartos e varandas para ensaiar “Ecstasy Garden”, filme que escreveu anos atrás, mostrando vínculos possíveis entre uma mãe vampira e sua filha, jovens amantes e o rio.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 5, 17h45. Dia 14, 15h30

O GRANDE MESTRE
(Yi Dai Zong Shi, China, 2013, 120 min, digital). Dir.: Wong Kar-Wai. Com Tony Leung Chiu-Wai, Zhang Ziyi, Chang Chen e outros.
História verídica de Ip Man, mestre de artes marciais que ficou conhecido no Ocidente por ter sido o mentor do ator Bruce Lee. No fim dos anos 1930, no sul da China, ele derrotou outro respeitado mestre, Gong Yutian. A filha deste jura vingança e desafia Man para uma luta, mas, a Segunda Guerra Mundial se intensifica e o melhor pupilo do pai dela se alia ao lado inimigo.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dias 5 e 11, 19h15

QUE ESTRANHO CHAMAR-SE FEDERICO
(Che strano chiamarsi Federico, Itália, 2013, 93 min, DCP). Dir.: Ettore Scola. Com Sergio Rubini, Sergio Pierattini, Antonella Attili e outros.
Combinando memórias, fotos de arquivo e filmagens com a recriação de momentos de sua vida, o diretor Ettore Scola retrata sua relação com o amigo, jornalista e ícone do cinema italiano do pós-guerra, Federico Fellini (1920-1993).
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 6, 15h30. Dia 12, 20h15

NÓS SOMOS AS MELHORES!
(Vi ar bast!, Suécia, 2013, 102 min, DCP). Dir.: Lukas Moodysson. Com Mira Grosin, Mira Barkhammar, Liv LeMoyne e outros.
Nos anos 1980, meninas adolescentes vagueiam pelas ruas de Estocolmo (Suécia) e decidem montar uma banda punk sem ter nenhum instrumento, mesmo com todos dizendo que o gênero musical está morto.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 6, 17h15. Dia 18, 17h30

UM TOQUE DE PECADO
(Tian Zhu Ding, China, 2013, 133 min, DCP). Dir.: Jia Zhang-Ke. Com Wu Jiang, Wang Baoqiang, Zhao Tao e outros.
Enfocando situações da China contemporânea, quatro personagens protagonizam histórias em diferentes províncias, como o minerador que se revolta contra a corrupção dos líderes do povoado e a recepcionista de uma sauna que perde o controle quando um cliente rico a assedia.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 6, 19h15. Dia 14, 17h

NEBRASKA
(EUA, 2013, 115 min, digital). Dir.: Alexander Payne. Com Bruce Dern, Will Forte, June Squibb e outros.
Acreditando ter ganhado US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda, homem idoso decide ir a pé até a distante sede da empresa que promoveu o concurso em busca do dinheiro. Seu filho, porém, decide levá-lo de carro até a remota cidade. Ao pernoitarem em um vilarejo onde viveram no passado, despertam a cobiça de parentes e vizinhos.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 7, 15h30
| Sala Lima Barreto. Dia 8, 17h

SOB A PELE
(Under the Skin, EUA/Reino Unido, 2013, 108 min, DCP). Dir.: Jonathan Glazer. Com Scarlett Johansson, Krystof Hadek, Paul Brannigan e outros.
Mulher alienígena chega à Terra e percorre estradas desertas e paisagens vazias em busca de presas humanas. A principal arma dela é sua sexualidade, mas, ao longo da jornada, descobre em si uma inesperada porção humana.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 7, 18h. Dia 17, 19h

MOMMY
(Canadá, 2014, 138 min, DCP). Dir.: Xavier Dolan. Com Antoine-Olivier Pilon, Anne Dorval, Suzanne Clément e outros.
Numa Canadá fictícia onde as famílias podem entregar os filhos indesejados à custódia definitiva do Estado, uma mulher com problemas no emprego recebe de volta em seu lar o filho adolescente que ficou preso. Uma vizinha professora decide dar aulas ao garoto e cuidar dele enquanto a mãe trabalha, mas algo ocorre, dando um rumo inesperado ao relacionamento dos três.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 7, 20h. Dia 15, 18h

KAREN CHORA NO ÔNIBUS
(Karen llora en un bus, Colômbia, 2012, 98 min, blu-ray). Dir.: Gabriel Rojas Vera. Com Ángela Carrizosa Aparicio, María Angélica Sánchez e outros.
Após dez anos de casamento, Karen percebe o erro dessa união que custou sua juventude. Disposta a recuperar o tempo perdido, pede o divórcio e decide começar uma nova vida no centro de Bogotá (Colômbia), mas as dificuldades a fazem repensar essas escolhas.
| Sala Lima Barreto. Dia 7, 20h
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 10, 15h30

O MARAVILHOSO AGORA
(The Spectacular Now, EUA, 2013, 95 min, digital). Dir.: James Ponsoldt. Com Miles Teller, Shailene Woodley, Brie Larson e outros.
Rapaz irresponsável e namorador acorda, certo dia, ao lado de uma garota desconhecida em um gramado. Nasce daí uma relação improvável entre ela, solitária e fã de ficção científica, e ele, um homem frívolo que vive apenas o presente.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 8, 15h30
| Sala Lima Barreto. Dia 15, 20h

VIC + FLO VIRAM UM URSO
(Vic + Flo ont vu un ours, Canadá, 2013, 96 min, DCP). Dir.: Denis Cote. Com Pierrette Robitaille, Romane Bohringer, Marc-André Grondin e outros.
Libertada da prisão, mulher vai morar numa cabana na floresta e deve informar suas atividades semanais ao agente da condicional. Quando sua companheira de cela ganha liberdade, junta-se a ela e ambas precisam lidar com os fantasmas do passado.
| Sala Lima Barreto. Dia 8, 18h
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 13, 20h15

JARDIM EUROPA
(Brasil, 2014, 77 min, DCP). Dir.: Mauro Baptista Vedia. Com Cinthia Zaccariotto, Fernanda Catani, Ester Laccava e outros.
Apesar de falida, família que vive no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo, mantém as aparências de riqueza. Tudo se transforma quando o pai, boêmio e fanfarrão, ressurge depois de dois anos de ausência.
| Sala Lima Barreto. Dia 8, 20h.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 17, 15h30

A IMAGEM QUE FALTA
(L’image manquante, Camboja/França, 2013, 95 min, DCP). Dir.: Rithy Panh.
Realizado a partir do livro “L’emination”, de Christophe Bataille, a nova obra do cambojano Rithy Panh evoca um episódio recorrente em seu trabalho: o genocídio Khmer, que dizimou sua família e transtornou sua infância. Após anos de buscas por imagens e fotos que exprimissem a dor e o sofrimento do período, o diretor resolveu criar suas próprias na composição deste filme.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 10, 18h. Dia 15, 20h30

SEM ESCALAS
(Non-Stop, EUA, 2014, 106 min, digital). Dir.: Jaume Collet-Serra. Com Liam Neeson, Julianne Moore, Scoot McNairy e outros.
Durante um voo de Nova York a Londres, agente recebe mensagens enigmáticas, dizendo que um passageiro será morto a cada 20 minutos caso US$ 150 milhões não sejam transferidos para uma conta bancária. Quando o primeiro passageiro é de fato assassinado, o agente percebe que não se trata de trote e inicia uma investigação em pleno avião.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 10, 20h. Dia 18, 15h30

CÃES ERRANTES
(Xi You, Taiwan/China, 2013, 138 min, DCP). Dir.: Tsai Ming-liang. Com Lee Kang-sheng, Lu Yi-Ching, Lee Yi-Cheng e outros.
Em um bairro pobre de Taipei (Taiwan), mora um homem desempregado com seus dois filhos. Abandonado pela esposa, ele enfrenta grandes dificuldades. Um dia, ao levar seus filhos ao shopping, conhece e se apaixona por Xiao Lu, no entanto, as lembranças da ex-mulher podem comprometer esse novo relacionamento.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 11, 19h45. Dia 15, 15h30

BEM VINDO A NOVA YORK
(Welcome to New York, EUA, 2014, 125 min, DCP). Dir.: Abel Ferrara. Com Gérard Depardieu, Jacqueline Bisset, Amy Ferguson e outros.
Poderoso agente da economia mundial, casado, se envolve num escândalo sexual. Com o apoio incondicional da esposa, ele busca uma maneira de recuperar sua honra.
| Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dias 14 e 18, 19h30