Centro de Referência da Dança oferece oficinas de dança contemporânea, balé e contato improvisação

Os cursos são gratuitos e os interessados não precisam ter conhecimento prévio



Por Natália Tayota

Quem gosta de dança, mas nunca teve a oportunidade de aprender as técnicas, agora tem. O Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRD) promove cinco oficinas de dança gratuitas com início neste mês. Estão abertas vagas para dança contemporânea brasileira, balé clássico para iniciantes e para profissionais, dança contemporânea e de contato improvisação. Para se inscrever, os interessados não precisam ter conhecimento prévio.

A bailarina e coreógrafa Célia Gouvêa, um dos grandes nomes femininos da dança paulista, ministra o curso de dança contemporânea. “Quem já praticou algum estudo de dança terá uma assimilação maior, mas aquele que ainda não tem preparo e quer participar, deve ter uma postura de abertura e disponibilidade para a aprendizagem”, afirma Célia. O curso será dividido em dois módulos: técnica orgânica e Tanque d’Arca. O primeiro é baseado no princípio de que o emprego de pouca energia muscular resulta numa movimentação mais fluente, supondo uma escuta interna e o equilíbrio do tônus muscular.


Já Tanque d’Arca é inspirado no nome de um vilarejo localizado no interior de Alagoas e tem embasamento no pensamento dos filósofos Henri Bergson e Pierre Nora, da França, e Giorgio Agamben, da Itália. Sobre o método, a coreógrafa esclarece sobre os pontos em comum entre tanque e arca. “Um tanque é lugar onde se colocam coisas, como água e roupas. Uma arca também, mas o que se põe aí é ainda mais diversificado. O limpar, transportar, guardar, contêm elementos de memória, que serão tratados num jogo entre visível e invisível. Os filósofos fornecem alimento não à técnica, mas ao processo de investigação criativa.”


O CRD ainda oferece oficina de dança contemporânea brasileira, com a coreógrafa Andrea Soares, que tem abordagem nas danças populares tradicionais do país. A coreógrafa Valéria Mattos ministra dois cursos de balé clássico, um para iniciantes e outro para profissionais de dança que queiram aperfeiçoar a técnica. O bailarino Ricardo Neves coordena o curso de contato improvisação, vertente da dança que busca a livre expressão do movimento pela sensação tátil e consiste em investigar a intenção que premedita a ação, por meio de exercícios de relaxamento e de respiração, e aplicação em alguns movimentos baseados no aikidô, arte marcial japonesa.


Serviço: Centro de Referência da Dança de São Paulo. Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro. São Paulo  (Antiga Escola Municipal de Bailado). Tel. 3214.3249. Grátis.

Confira a programação dos cursos:

BALÉ CLÁSSICO PARA INICIANTES
Coord.: Valéria Mattos.
| 25 vagas. Não é necessário ter conhecimento da técnica de balé clássico. Inscrições no local a partir do dia 26/2, às 10h. Curso a partir do dia 10/3. 3ª, das 15h às 16h30. Até junho.

BALÉ CLÁSSICO PARA PROFISSIONAIS
Coord.: Valéria Mattos.
Aulas voltadas para a manutenção técnica de profissionais da dança.
| 25 vagas. Inscrições no local a partir do dia 3/3, às 10h. Curso a partir do dia 13/3. 6ª, das 11h30 às 13h. Até junho.

CONTATO IMPROVISAÇÃO: A ESCUTA DO PRÉ-MOVIMENTO
Coord.: Ricardo Neves.
O curso visa trabalhar com procedimentos investigativos sobre a intenção que premedita a ação, por meio de exercícios de relaxamento e de respiração e a aplicação em alguns movimentos baseados nos princípios do aikidô e do contato improvisação.
| 45 vagas. Inscrições no local a partir do dia 3/3, às 10h. Curso a partir do dia 12/3. 5ª, das 18h às 21h. Até junho.

DANÇA CONTEMPORÂNEA
Coord.: Célia Gouvêa.
Curso composto por dois módulos: o primeiro, “técnica orgânica”, é baseado no princípio de que o emprego de pouca energia muscular resulta numa movimentação mais fluente, contendo elementos da Release Technique; o segundo módulo, “Tanque d´Arca”, tem o nome de um vilarejo situado no interior de Alagoas e remete a trazer para o presente algo esquecido, num exercício memorial sustentado pelo pensamento de alguns filósofos.
| 25 vagas. Inscrições no local a partir do dia 3/3, às 10h. Curso a partir do dia 4/3. 4ª, das 17h às 20h.

DANÇA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Coord.: Andrea Soares.
Propondo uma pesquisa entre as danças populares tradicionais brasileiras e a criação contemporânea em dança, a oficina parte da percepção e consciência corporal para entender, praticar e transformar estas danças tradicionais. O objetivo é ampliar o repertório de movimento dos participantes, assim como o estético, para a criação em dança.
| 25 vagas. Inscrições no local a partir do dia 26/2, às 10h. Curso a partir do dia 3/3. 3ª, das 18h às 21h. Até junho.