Sibite Baleado apresenta clássicos do forró na Galeria Olido

Com shows todas as quartas-feiras do mês, banda tenta aproximar o estilo musical do público jovem

No repertório dos shows da Olido, estão canções que marcaram 
a história do ritmo, de artistas como Dominguinhos e Zé Ramalho (Foto: Sandra Gamon)

Por Gabriel Fabri

Bianca Kovac está empenhada em não deixar o forró morrer. Foi para aproximar os jovens do ritmo que ela criou a banda Sibite Baleado, em 2013, ao perceber que a geração de seus sobrinhos não está muito ligada em música brasileira. Integrando o projeto Baião de Quarta, que traz todo mês uma banda diferente para se apresentar na Galeria Olido, sempre às quartas-feiras, a Sibite Baleado faz shows gratuitos a partir do dia 4 de março.

Kovac sempre gostou de dançar forró com os amigos. Mas foi apenas quando tinha 22 anos e se mudou para Fortaleza que ela começou a entender melhor a importância do ritmo. Viajando pelo interior do Ceará, ela entrou em contato com a realidade retratada nas letras das canções que gostava de dançar, como a de “Boiadeiro”, de Luiz Gonzaga. “Comecei a enxergar nosso povo e nossa raiz de um jeito apaixonado... como um povo tão humilde, que vive no sertão e muitas vezes não tem o que comer, podia ser tão iluminado e feliz?”, questiona, impressionada, a vocalista da banda, que divide o palco com Vinny Moraes, na percussão, e Pablo Moura, na sanfona.

O nome “Sibite Baleado” vem de uma expressão cearense para designar pessoas muito magras. Sibite é um tipo de pássaro que tem as pernas finas e compridas.  “Como a banda começou meio de brincadeira, meio desmilinguida e troncha, e seus integrantes são bem magros e compridos, resolvemos fazer essa homenagem ao Nordeste”, explica Bianca.

No repertório dos shows da Olido, estão canções que marcaram a história do ritmo, de artistas como Dominguinhos e Zé Ramalho, até músicas mais recentes, do forró universitário, como as das bandas Falamansa e Bicho de Pé. Bianca ainda deve cantar duas músicas de sua autoria, que estarão no álbum que ela espera lançar no segundo semestre: “Sem mais por ser tanto” e “Jeito de Viver”.

Serviço: Galeria Olido - Vitrine da Dança. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 4 a 25. 4ª, 19h. Grátis