Centro Cultural São Paulo

Diretor: Pena Schimidt

Espaço público de cultura e convívio, o Centro Cultural São Paulo (da Secretaria Municipal de Cultura) recebe o público em quatro pavimentos de uma área de 46.500 m² localizada entre as ruas Vergueiro e a 23 de maio, e entre as estações Vergueiro e Paraíso do metrô. Inaugurado em 13 de maio de 1982, a partir da necessidade de uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, transformou-se em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. O projeto concebido por um grupo de arquitetos coordenado por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles deu origem a um espaço caracterizado pela arquitetura do encontro, que atualmente oferece um conjunto de bibliotecas com acervo multidisciplinar de reconhecida relevância, entre elas a Sérgio Milliet, segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo e a única que é aberta aos domingos e feriados. Também abriga expressivas coleções da cidade de São Paulo - Coleção de Arte da Cidade, Discoteca Oneyda Alvarenga, Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, Arquivo Multimeios e Coleção Memória do Centro Cultural São Paulo. O CCSP conta com uma programação que pode ser desfrutada gratuitamente ou a preços populares, com espetáculos de teatro, dança e música, séries voltadas à literatura e à poesia, mostras de artes visuais, atividades ligadas aos acervos, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e palestras. O espaço do CCSP mantém jardins com árvores sobreviventes da construção do metrô que estabelecem um contraponto ao visual, à sonoridade e ao ritmo urbanos e favorecem a simples e rara oportunidade de parar, estar, criar em um espaço público amplo, vivo, democrático.
Principais atividades


1. MÚSICA POPULAR

1.1. 5.ª na Faixa - Toda quinta-feira, às 20h30. Lançamento de novos artistas e/ou novas produções, com o objetivo de apresentar ao público músicos independentes que não tem espaço nos meios tradicionais/ comerciais.
Sala Adoniran Barbosa ou Jardel Filho.

1.2. Shows de Sábado e Domingo - Shows com bandas e projetos solo que já contam com um público formado, ou em formação. Bilheteria (até 20 reais, com reversão integral para os músicos).
Sala Adoniran Barbosa, sábados, às 19h e domingos, às 18h.

1.3. Informal - Festival de Improvisação - Dedicado à improvisação livre, a série é pioneira na cidade. Iniciado em 2010, o projeto conta com um concerto e um workshop a cada dois meses, em média. Parte dos espetáculos está inserida na programação regular de música do CCSP; outra parte acontece em dias, salas e horários alternativos, aproveitando as múltiplas possibilidades deste espaço.
Entrada Franca.


2. MÚSICA ERUDITA  

2.1. Terça no Centro – A série tem seu foco na linguagem e contempla sobretudo a música de câmara (solistas e pequenos conjuntos) executada por profissionais com carreiras já consolidadas.
Terças-feiras, às 20h30 - Sala Jardel Filho.

2.2. Domingo no Centro - A série acolhe espetáculos variados: solistas, música de câmara, orquestras e corais. Grande parte dessa programação é formada por parcerias com instituições como o CoralUSP, Coral Paulistano, Instituto Baccarelli, EMESP Tom Jobim, Projeto Guri, EMIA etc.
Domingos, às 12 h, na Jardel Filho ou Adoniran Barbosa, dependendo do número de integrantes do grupo.


3. TEATRO

3.1. Adulto
A programação de teatro do CCSP ocupa, fundamentalmente, a Sala Jardel Filho e Espaço Cênico Ademar Guerra e, eventualmente, os espaços externos às salas e mesmo as ruas do entorno. Com o fechamento do Espaço Ademar Guerra, no segundo semestre de 2.014, houve um prejuízo na escolha dos espetáculos que foram apresentados, uma vez que as características arquitetônicas do espaço permitem um leque de possibilidades.

3.2. Infantil
A Curadoria de Teatro Infanto-Juvenil tem como fundamento programar as Salas de Teatro e espaços alternativos do Centro Cultural, não somente com espetáculos para crianças ou jovens, mas, também, uma programação que contemple a discussão e conceituação estética, artística e cultural que possa levantar questões pertinentes à fruição contemporânea do fazer arte para essas faixas etárias. Além da produção artística de espetáculos, encontros, palestras, oficinas, festivais, shows para crianças e jovens, existe o compromisso também com as famílias e com as questões da Acessibilidade. Para tanto, a Curadoria promove não só espetáculos acessíveis com Audiodescrição ou Braille, como outras atividades que possam contemplar qualquer tipo de deficiência.  


4. RÁDIO

A Web Rádio CCSP completa 10 anos em 2014, mas as atividades radiofônicas existem no Centro Cultural desde 1982. A curadoria de rádio foi criada em 2013, visando ampliar os campos de atuação da rádio existente, especialmente no que se refere à rádio arte. Dar uma direção artística à programação, divulgar e promover o desenvolvimento da linguagem radiofônica na instituição também são objetivos desta curadoria. Projetos em andamento:

4.1. Tatu no ar!
Projeto que utiliza um módulo móvel da rádio, desenvolvido para transmitir “ao vivo” a partir de diversos pontos do CCSP. É também uma ferramenta para incentivar as pessoas a fazer rádio, uma ferramenta de experimentação e de descoberta de possibilidades da web rádio, pois a programação é aberta a colaboradores. Programas apresentados (quintas-feiras, das 15 às 18h): Paisagens e Poéticas (Renata Roman), Tell me a secret (Miriam Steinberg), Seria trágico, não fosse hilário (Marcio Barker), Alta Fidelidade 4.4 (Chicão Santos), Mitos e Verdades sobre a deficiência visual (Maria Helena Chenque - acessibilidade), Urbano – Hudinilson (curadoria artes visuais), Alrevés (Alexandre Marino - UNESP), entre outros.

4.2. Tatu no ar! Nossos Compositores
Programa com platéia e transmissão “ao vivo”, apresentando o trabalho de compositores atuantes na cidade. Sala Adoniran Barbosa, freqüência semanal (quintas-feiras, às 12h). Piloto realizado no mês de setembro.

4.3. Concertos CCSP
Programa com frequência semanal (às 6ªs feiras), veiculando a programação de música erudita (gravada ao vivo), com comentários do curador.

4.4. Poesia pra tocar no Rádio
Programa em parceria com a curadoria de literatura e poesia. Música e poesia por seus autores. Freqüência mensal.

4.5. Mostra de peças radiofônicas
Evento ligado ao mês do rádio e da acessibilidade, com transmissão “ao vivo” e composto por audição de peças em ambiente adequado a uma boa apreciação. No caso, as salas de cinema às escuras, com ótimo equipamento sonoro.


5. CURADORIA INTERDISCIPLINAR

Criada em 2009, esta Curadoria inicialmente desenvolveu uma linha de programação que inclui projetos de criação interdisciplinar e de residência artística. Também colabora com projetos que articulam diversas áreas do conhecimento, envolvendo tecnologia, performance e linguagens híbridas. Além de oferecer terreno para que processos de pesquisa e criação se fertilizem e desenvolvam, a Curadoria Interdisciplinar se preocupa com a extroversão do acervo e o debate em torno das possíveis relações e contaminações entre as artes. Sua ambição é potencializar o uso do Centro Cultural São Paulo com a criação de espaços que funcionem como laboratórios (no âmbito prático e teórico) e promovam o intercâmbio artístico, a aproximação entre artistas e pesquisadores, a reflexão no âmbito cultural e a participação do público nesses processos.


6. ARTES VISUAIS

6.1. Exposição do acervo MISSÃO - Curadoria de Artes Visuais
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro, o Centro Cultural São Paulo apresenta a exposição Ocupação Mario de Andrade, em parceira com o Itaú Cultural, curadoria de Silvana Rubino, com ênfase na atuação de Mario de Andrade à frente do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, entre 1935 e 1938.
Paralelamente, realiza a exposição Missão uma seleção de objetos e documentos originais da Missão de Pesquisas Folclóricas que compõe o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarega do Centro Cultural São Paulo, com ênfase na materialidade do acervo e no processo sistemático de documentação da equipe de pesquisadores, liderada por Luís Saia, com a missão de registrar as manifestações culturais e folclóricas no Nordeste e Norte do Brasil para o Departamento de Cultura.
A mostra ocupou a Praça das Bibliotecas do CCSP, na proximidade física com a Discoteca Oneyda Alvarenga, apontando a parceria de Mário com Oneyda, ao passo que a exposição se expande para o Piso Flávio de Carvalho, sob o viés da arte contemporânea, com vídeo instalação, “Fala dos Confins”, da artista Virgínia de Medeiros, a kombi Catarina, obra contemplada pelo Prêmio de Artes de Plásticas Marcantonio Vilaça - 6ª Edição, doada recentemente ao Centro Cultural São Paulo, que em exibição estabelece uma aproximação com a Missão de Pesquisas Folclóricas.
Praça das Bibliotecas - de 25 de janeiro a 13 de março de 2014.

6.2. Exposição do acervo FORA DO SISTEMA - Curadoria: Ana Rebouças, Maria Adelaide Pontes, Maria Olimpia Vassão e Maria Cristina Coelho.
No contexto da programação especial do CCSP “O Imaginário dos 50 anos do Golpe”, a exposição Fora do Sistema apresenta um recorte do acervo do Centro Cultural São Paulo que reúne obras e documentos representativos da produção artística em São Paulo a partir do período de distensão, final da década de 1970, até o processo de redemocratização, nos anos 1980, sublinhando a cena artística mais independente. A exposição compõe-se de uma série de 100 cartazes, em sua maioria de teatro, artes visuais e dança, além de exibir trabalhos de arte postal, arte xerox, heliografias e livros de artista de Artur Matuck, Falves Silva, Gabriel Borba, Gerty Saruê, Hudinilson Jr., Julio Plaza, Mario Ishikawa, , Maurício Fridman, Paulo Bruscky, Regina Silveria, Regina Vater, grupo 3Nós3, grupo Viajou Sem Passaporte entre outros.
Piso Flavio de Carvalho – 08 de abril a 04 de maio.

6.3. I Mostra do Programa de Exposições 2014
O Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, uma das proposituras institucionais periódicas mais longevas do ambiente cultural brasileiro, criado em 1990, e sempre atento em reconhecer as diversas vertentes da arte contemporânea, chega a sua 24ª edição com formato inovado, alargando o seu campo para além das exposições individuais simultâneas, passando a compreender também propostas de residência artística e projeto curatorial. Sua nova estrutura permitiu selecionar doze exposições individuais, três residências artísticas e uma proposta curatorial.
A I Mostra do Programa de Exposições acontece no Piso Flávio de Carvalho e apresenta as individuais simultâneas dos artistas Jaime Lauriano e Mai-Britt Wolthers, Renata De Bonis e Rodrigo Sassi. Em paralelo, Edith Derdyk e Nazareno Rodrigues expõem projetos recentes, a convite da Curadoria de Artes Visuais.
Piso Flavio de Carvalho - de 17 de maio a 27 de julho

6.4. Exposição de fotografia “As Donas da Bola” - Curadoria e Coordenação Editorial: Diógenes Moura
A exposição As Donas da Bola compõe-se de trabalhos de onze fotógrafas profissionais, com grande experiência no fotojornalismo, em trabalhos autorais e ensaios, e retratará o universo feminino na cultura do futebol. Participam: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker,  Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini, Nair Benedicto.
Piso Caio Graco - de 15 de maio a 13 de julho.

6.5. Exposição do acervo “10 anos do Prêmio Aquisitivo”
A exposição compõe-se de obras premiadas ao longo de 10 anos (2003/2013) - premiação prevista no edital Programa de Exposições do CCSP, que renovou a Coleção de Arte da Cidade com a incorporação anual de novas obras de artistas contemporâneos que passaram pelo Programa. A seleção apresentada passa em revista um conjunto de trabalhos premiados com vista a examinar o perfil dessa coleção, bem como expor também a intrínseca relação entre Coleção de Arte da Cidade com a programação da curadoria de artes visuais do CCSP.
Curadoria: Marcio Harum e Tiago Almeida
Piso Caio Graco – Sala Tarsila do Amaral - de 07 de junho a 12 de outubro.

6.6. Exposição “Ibaré Lewá”  
Exposição da artista Erica Azeviche. Em novembro de 2013, Erica vivenciou os costumes Ketu e Efon com Ialorixá Maria Helena de Yoba na casa de candomblé Àse Egbé Òmò Yoba Tunde em Pirituba (SP). Na ocasião a artista e candomblecista aprofundou pesquisas de costumes africanos da antiga civilização iorubana. Com o intuito de afastar os  preconceitos  e  apresentar  de  maneira  humilde  a grandiosidade das forças da natureza, os orixás, a exposição de fotografia e instalação traz as cores, os sons e os cheiros das linguagens ritualísticas que inspiram Ibaré Lewá. São 10 fotografias e três videoperformances com a participação de Guilherme  Godoy  (vídeo)  e  Gabriel Nascimbeni (áudio e trilha). Projeto contemplado pelo PROAC.
Piso Flavio de Carvalho (lado direito) - de 10 de junho a 31 de agosto.

6.7. Exposição NORDESTE REINVENTADO NA IMAGEM GRAVADA - Curadoria: Bené Fontelles.
Mostra retrospectiva da xilogravura do Nordeste, da tradição à contemporaneidade, de Mestre Noza a Francisco de Almeida, de J. Borges a Samico, a mostra tem a participação de 27 gravadores e cerca de 200 obras de Stênio Diniz, Gilvan Samico, José Lourenço, Francisco de Almeida, Mestre Noza, João Pedro do Juazeiro, J. Borges, Costa Leite, Elias Santos, Abraão Batista, Dila, Nilo, Gilberto Pereira, Elosman, Airton Laurindo, Hamurabi Batista, José Altino, Expedito da Silva, Naldo, Manoel Inácio, Cícero Lourenço, Antônio Celestino, Amaro Francisco, Ciro Fernandes, Minelvino Silva, Enéas e Waldêredo Gonçalves.
Piso Caio Graco (lado 23 de Maio) - de 26 de julho a 12 de outubro de 2014.



6.8. II Mostra Programa de Exposições 2014
A II Mostra do Programa de Exposições acontece no Piso Caio Graco e apresenta as individuais simultâneas dos artistas selecionados Alexandre Brandão, Shima, Vitor Butkus e Zed Nesti. Em paralelo, Monica Nador expõe projeto recente a convite da Curadoria de Artes Visuais
Piso Caio Graco – 02 de agosto a 26 de outubro

6.9. Uma Modernidade Paralela: Arquitetura Soviética 1956-1991 - Curadoria: Georg Schöllhammer, (Áustria), e Ruben Arevshatyan, (Armênia), e design de Asli and Can Altay Future Anecdotes, Istambul.
A exposição tem sido inicialmente produzida por SALT, Turquia, sob o título “Trespassing Modernities”, com produção de Meriç Öner Uma Modernidade Paralela conta com o generoso apoio da Fundação IRIS e Garage Museu de Arte Contemporânea, Moscou. Quase 25 anos após a corrosão da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), para além das fronteiras do antigo Império, pouco se sabe sobre o tecido social que a sustentava. Arquitetura e urbanismo foram dois de seus pilares mais fortes: criando tanto um sentimento de união social como também sendo um dos agentes de sua dissolução. Esse continente arquitetônico, afligido por contradições internas que se desdobravam em um espaço homogeneizado, é repleto de obras de arte à espera do descobrimento formal. Uma modernidade paralela - Arquitetura soviética 1956-1991 explora essa paisagem e uma abordagem da construção de uma idéia essencialmente diferente de sociedade.
Obs.: Por ocasião da exposição Uma Modernidade Paralela, o Prof. Dr. da FAU/USP, Renato Cymbalista, nos dias 04 e 18 de outubro, ministrou aulas do seu curso “História do Urbanismo Contemporâneo” no espaço da exposição, o que gerou um material educativo junto com seus alunos sobre a exposição, uma apostila de 54 páginas sobre a exposição “Uma Modernidade Paralela: Arquitetura Soviética 1956-1991”.
Piso Flávio de Carvalho - de 04 de setembro a 14 de dezembro de 2014

6.10. Exposição anual de Ikebana
Exposição de arranjo floral realizada desde 1990 no CCSP.
De 25 a 31 de agosto - Praça das Bibliotecas

6.11. Exposição individual de Ivan Grillo - Curadoria: Bernardo Mosqueira
Projeto contemplado pelo PROAC. A exposição individual do artista Ivan Grilo apresenta obras desenvolvidas a partir de intensa pesquisa no Acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, projeto organizado por Mário de Andrade, cuja coleção está hoje alocada no Centro Cultural São Paulo. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, a mostra traça relações entre as culturas brasileira e africana (mais especificamente do Benin), a partir de pesquisas realizadas pelo artista na Bahia, estado ausente nas visitas da Missão. O projeto foi contemplado pelo Edital PROAC Artes Visuais, do Governo do Estado de São Paulo.
Piso Flavio de Carvalho (lateral 23) - de 20 de setembro a 07 de dezembro

6.12. Exposição “Paulo Bruscky em Movimento” - Curadoria: Daria Jaremtchuk
Projeto contemplado pelo PROAC. A exposição “Paulo Bruscky em movimento” reúne pela primeira vez, em São Paulo, grande parte da filmografia do artista, com a exibição no CCSP de uma série de filmes experimentais produzidos nos anos 1970 e 1980, que foram digitalizados e serão projetados no espaço. A mostra faz parte do projeto Quasi Cinema de Paulo Bruscky, contemplado pelo Edital PROAC Artes Visuais, do Governo do Estado de São Paulo.
Piso Caio Graco (lateral 23 de Maio) - de 30 de outubro a 30 novembro/2014


6.13. Exposição III Mostra do Programa de Exposições
A III Mostra do Programa de Exposições acontece no Piso Caio Graco e apresenta as individuais simultâneas dos artistas Ana Mazzei, Henrique Cesar, Victor Mizael e Bárbara Wagner. Em paralelo, Rubens Mano, Martha Araújo e Thiago Bortolozzo, artistas convidados pela curadoria de artes visuais, expõem projetos recentes.
Piso Caio Graco - de 15 de novembro 2014 a fevereiro de 2015

6.14. Exposição com acervo “Manno Fato Manno” – Projeto curatorial do Programa de Exposições
Curadoria: Ligia Nobre e Carolina Tonetti - Projeto curatorial contemplado pelo Edital Programa de Exposições do CCSP 2014, com objetivo de externar o acervo da Coleção de Arte da Cidade sob o olhar de jovens curadores.
Piso Caio Graco – Sala Tarsila - de 15 de novembro 2014 a fevereiro de 2015

6.15. Debates:

6.15.1. 30 anos da coleção de Arte Postal do Centro Cultural São Paulo
Debate acerca da coleção de arte postal que completou, em maio de 2014, exatos 30 anosa. A coleção se formou com a doação das obras exibidas no Núcleo de Arte Postal da XVI Bienal de São Paulo, adquirida pelo CCSP em 1984. O encontro busca avaliar a relação institucional com este acervo e com as manifestações artísticas de caráter mais experimental.
Mesa: Gabriel Borba Filho, Roberto Keppler e Isis Baldini
Organização: Maria Adelaide Pontes
Sala de Debates - 13 de maio.

6.15.2. Seminário e palestra sobre a exposição "Perder la Forma Humana", realizada pelo Museu Reina Sofia em Madri
A aproximação extra-institucional possibilita abrirmos o Arquivo Multimeios e a Coleção de Arte Postal do CCSP a esse grupo de pesquisadores atuantes na rede internacional Red de Conceptualismos del Sur, uma vez que o manejo do braço brasileiro tem sido dirigido unicamente pela Profa Cristina Freire via o MAC-USP, o que vem de certa maneira preterindo nos últimos anos os acervos do CCSP no cenário iberoamericano.
Participam: Profª Maria Iñigo e a curadora Fernanda Nogueira
Organização: Marcio Harum
Sala de Debates - 14 de maio.


7. CINEMA/ AUDIOVISUAL  

7.1. Semana Paulista do Audiovisual
Semana do curta: edital criado pela SMC para incentivar a produção de curtas-metragens na cidade.

7.2. CCSP Em Cartaz
Programação fixa com filmes que estão em cartaz no roteiro comercial da cidade.

7.3. Mostras
Mostras em formato de cineclube com filmes que já saíram do roteiro comercial da cidade e selecionados a partir de um recorte ou reflexão sugeridos pela Curadoria.


8. LITERATURA E POESIA

8.1. Poesia dos 4 Cantos
É um programa que envolve poesia, música e dança de diferentes países, idiomas e culturas. A atividade tem um propósito ao mesmo tempo didático – o de apresentar ao público um pouco da poesia internacional – e interdisciplinar, que se dá pelo diálogo entre várias linguagens artísticas.

8.2. Poetas de cabeceira
É um programa que tem como objetivo oferecer periodicamente, ao público, palestras sobre poetas expressivos da literatura brasileira e internacional, ministradas por professores de literatura, críticos literários ou poetas. As palestras não são acadêmicas, nem didáticas, mas conversas inteligentes acessíveis ao espectador interessado.

8.3. Dois dedos de prosa
É um programa mensal que tem como proposta aproximar a literatura brasileira contemporânea do público, trazendo romancistas e contistas brasileiros contemporâneos para conversas informais com os espectadores, abordando temas como o processo criativo, as referências literárias, a relação da literatura com as outras artes, tendências e estilos atuais etc.


9. DANÇA

9.1. Semanas de dança - Ação de difusão da dança contemporânea e os coreógrafos da cidade criada por Marcos Bragato em meados dos anos 1990. Em 2014, sua realização no segundo semestre contou com uma programação com 10 apresentações, 2 palestras-demonstração, 6 Aulas Abertas e uma Mesa de debate.

9.2. Edital Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific - Neste ano de 2014, é a 6ª edição do Edital de Novas Criações: Site Specific e mudou seu título na compreensão do avanço de seu público proponente. Selecionou, dentro da verba disponível, trabalhos que propunham diálogo estético com os espaços no CCSP para criação de uma obra coreográfica ou performance. Apresentação de 5 trabalhos coreográficos com oito apresentações cada. Segundo relatório apresentado, o edital tem o histórico de 8 trabalhos em 2011 e 5 em 2012, número de selecionados repetido em 2013.

9.3. Novos projetos
Desenvolvimento de uma programação regular. Isso se justifica para formação de público e estabelecimento de uma identidade da curadoria de dança do CCSP a partir de sua continuidade.


10. CURADORIA DE AÇÃO CULTURAL EDUCATIVA

10.1. Oficinas Abertas do CCSP
Todas as atividades foram abertas aos interessados, sem necessidade de inscrição. O objetivo era que o frequentador do CCSP pudesse escolher a forma de participar das oficinas (um único encontro ou todo o período), tendo assim autonomia para adquirir experiências com diversos profissionais, formando seu próprio repertório. As oficinas nas diversas linguagens artísticas aconteceram em vários horários. Oficinas “fixas”: Modelo Vivo - sexta-feira das 15h às 17h e O Grande Baile - quarta-feira das 12h às 14h.

10.2. Edital de mediação em arte
Lançado de forma pioneira em instituições culturais, o Edital de Concurso Projetos de Mediação em Arte tem como objetivo abrir espaço de experimentação para artistas-mediadores no Centro Cultural São Paulo, estimular debates no campo da cultura e da educação, além de produzir materiais teóricos e práticos de mediação, contribuindo para os estudos nesta área. A iniciativa surgiu com as novas frentes de atuação da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP, incentivando as práticas de experimentação e a interdisciplinaridade, além de valorizar a criação de projetos propositivos no campo da arte e da educação.

10.3.Centro Cultural, Seu Próprio
O projeto é um dispositivo que propõe catalisar as impressões do sujeito do/ sobre o espaço público e, a partir disso, cultivar novas ideias e práticas culturais em torno de conceitos como pertencimento, reconhecimento e identidade no e do espaço público. As ações pretendem ser contínuas e em permanente construção.

10.4. Professor no Centro
O projeto Professor no Centro pretende a criação de um intervalo produtivo no dia a dia do profissional da educação, como sujeito reflexivo e produtor de cultura. A proposição central é a de que o professor viva a complexidade da cultura, pensando sobre o que diz, dizendo sobre o que sente e sentindo o que pensa. A ideia é trazer o professor para o centro da discussão (por meio de várias linguagens) sobre a produção de cultura.

10.5. Psicodrama
O Centro Cultural São Paulo ofereceu sessões abertas de psicodrama com o objetivo de criar espaços públicos que pudessem acolher diferentes subjetividades, onde fosse possível a troca de idéias, valores e experiências de vida através da construção coletiva de histórias dramatizadas. Nesses encontros os participantes podem experimentar ser ator e autor de suas próprias histórias, com sentidos individuais e coletivos. Como é o habitual, não há tema ou roteiro pré-fixado. Com responsabilidade, preocupação ética, criatividade coletiva e espontaneidade, o trabalho visava a colocar no palco questões trazidas pelas pessoas presentes, como situações institucionais, grupais, familiares, da cidade e de seus moradores, vividas em nosso dia a dia.

10.6. Horta comunitária do CCSP
Realizada em parceria com a rede Hortelões Urbanos, a Horta Comunitária é cultivada de forma colaborativa por apoiadores e voluntários, com o objetivo de produzir alimentos de qualidade e ampliar a relação entre o Centro Cultural São Paulo e seus frequentadores. Quinzenalmente aconteceram mutirões abertos ao público com atividades e participação no processo da Horta Comunitária.

10.7. Encontro Mediado
O Encontro Mediado no Centro Cultural São Paulo parte dos conceitos de mediação cultural para desenvolver propostas e ações que pensam a infinidade de usos e relações que podem se estabelecer neste espaço público. O trabalho atual do educativo do CCSP se distancia dos modelos clássicos das chamadas “visitas guiadas", nas quais monitor e visitante têm seus papeis definidos pela separação entre o detentor do conhecimento/ informação e do mero espectador. A mediação começou com um diálogo entre a Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE) e as demais curadorias, a partir de inquietações que são levantadas na dinâmica da programação e das urgências do cotidiano. De terça a sexta às 10h e às 14h.

10.8. Passeio no Escuro
O Passeio no Escuro foi desenvolvido pela Divisão de Ação Cultural e Educativa, Curadoria de Acessibilidade e Biblioteca Louis Braille. É uma ação de sensibilização que, a partir da experiência do uso do piso tátil (piso em relevo utilizado por pessoas que possuem deficiência visual para se orientar), pretende nos aproximar da perspectiva daqueles que não enxergam e usam este piso para percorrer o espaço do Centro Cultural. Grupos de até 15 pessoas são vendadas e com o auxílio de uma bengala andam pelo CCSP com a ajuda de uma guia não vidente. Após o trajeto, abre-se uma roda de conversa para tratar das impressões, sensações, e ideias de possíveis melhorias para tornar este um espaço mais acessível. A atividade aconteceu nas últimas sextas-feiras de cada mês às 15h, podendo ser realizada em outros dias e horários mediante agendamento. Encontro na Biblioteca Louis Braille.


11. DIVISÃO DE BIBLIOTECAS
A partir de junho de 2014, incorporou a Curadoria de Literatura.

11.1. Sérgio Milliet
Contação de Histórias: Uma programação com 7 anos ininterruptos. Atende ao público infantil (de 4 a 8/9 anos aproximadamente). Visa trabalhar a mediação de leitura na Biblioteca. Acontece aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 15h30 (Sala de Leitura Infantojuvenil e, eventualmente, Praça das Bibliotecas).

11.2. Interpretação de Libras: Na contação de histórias no último final de semana de cada mês (sábado e domingo. Acontece a aproximadamente 7 anos ininterruptos.

11.3. Gibiteca Henfil
Programa de formação contínua que inclui pelo menos 1 oficina de Histórias em Quadrinhos por semestre (em suas mais variadas formas: charge, mangá, cartun, fanzine...).

11.4. Parceria com o UGRA ZINE FEST: Festival com duração de dois dias, incluindo feira de compra/venda/troca/lançamento de publicações independentes; palestras; debates; oficinas; exibição de filmes, show.  O evento vai para a sua 4ª edição, sendo que em 2014, o CCSP recebeu o Festival pela 2ª vez, consolidando a parceria e agregando essa importante linguagem ao MCI (Mês da Cultura Independente da SMC).