“O Rinoceronte, a lua e o tonel” traz adaptações de contos de Peter Bichsel para o Teatro Zanoni Ferrite

Peça da Cia. Teatro Enlatado fica em cartaz entre os dias 21 de fevereiro e 22 de março


“O homem que não queria saber mais nada”, “A terra é redonda” e 
“Tio Iodok manda lembranças” são os contos adaptados para a peça (Foto: Daniel Guimarães)

Por Gabriel Fabri

Três contos do livro “O homem que não queria saber mais nada”, do escritor suíço Peter Bischel, ganham vida no Teatro Zanoni Ferrite, sob direção de Ramiro Silveira. Além da história que dá nome à coletânea de Bischel, “A Terra é Redonda” e “Tio Iodok Manda Lembranças” foram adaptadas pela Cia. Teatro Enlatado para o espetáculo “O Rinoceronte, a lua e o tonel”, que fica em cartaz entre os dias 21 de fevereiro e 22 de março. 

A peça apresenta três amigas que, juntas, brincam de contar histórias. O trio tem personalidades bem diferentes entre si: uma é romântica e atrapalhada; outra se considera uma “super-heroína ninja”; e, por fim, a outra garota é nerd e curiosa. As narrativas contadas por essas jovens exploram personagens como um homem que fica trancado em seu quarto, pois tem convicção de que sabe de tudo, e um velhinho decidido a dar a volta ao mundo. 

Mariana Mantovani, que faz o papel da menina estudiosa, afirma que a peça tenta quebrar estereótipos, como o de sua personagem. “A nerd acaba não sendo somente isso, ela também é aventureira, destemida. Já a garota romântica não faz exatamente o tipo bobinha”, comenta. A atriz explica que essa nomenclatura é adotada pela peça para que as crianças tenham uma identificação mais imediata com os personagens. 

Segundo Mantovani, a equipe da Cia. Teatro Enlatado ficou encantada com as reflexões propostas pelos textos de Bischel e, por isso, decidiram adaptar alguns de seus contos. “Ele leva, para o universo infantil, questões filosóficas importantes e até complicadas de certa forma, como o questionamento de se realmente a terra é redonda, os mecanismos de memória e esquecimento ou o porquê do nome das coisas”, explica. 

Serviço: Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2216-1520. De 21/2 a 22/3. Sáb. e dom., 16h. R$ 10