Relação entre literatura fantástica e ciência é tema de curso na Biblioteca Viriato Corrêa

Série de seis encontros acontece até abril e analisa contos de autores como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft


“O Gabinete do Doutor Caligari”, de Robert Wiene, 
é um dos filmes discutidos no curso “Ciência e Literatura Fantástica”


Por Gabriel Fabri

Francisco Rômulo Conte, doutor em neurociências e comportamento pela USP, e Maurício de Carvalho Ramos, professor de filosofia da FFLCH/USP com mestrado em ciência, ministram o curso “Ciência e Literatura Fantástica”, na Biblioteca Viriato Corrêa, a partir do dia 27 de fevereiro. As aulas são baseadas em pesquisas dos dois professores, que estão preparando um livro sobre a relação entre esses temas, com previsão de lançamento ainda para esse ano, pela editora LiberArs. 

O curso irá discutir conceitos associados à Biologia do século XIX, como os de raça e espécie. “A escolha é por conta da forte relação que esses conhecimentos tiveram na composição de parte das obras de literatura fantástica e de horror”, explica Rômulo. Ao longo de seis aulas, são analisados pequenos contos de autores como Edgar Allan Poe, Rudyard Kipling e H.P. Lovecraft. 

Além da literatura, a arte cinematográfica também será abordada durante os encontros. Entra em discussão a relação entre o cinema de horror e o expressionismo alemão, movimento que durou de 1919 até a ascensão de Hitler, em 1933. Antes, será apresentado como conceitos formados na articulação entre a ciência e a literatura fantástica do século XIX foram apropriados na formação dos elementos de horror durante o cinema expressionista alemão. Serão exibidas cenas de longas-metragens como “Nosferatu”, de F.W. Murnau, “As Aranhas”, de Fritz Lang, e “O Gabinete do Doutor Caligari”, de Robert Wiene, filme que inaugurou o movimento na Alemanha. 

Rômulo ressalta a importância de se fazer a ponte entre os conceitos e os livros e filmes apresentados. “A obra de autores como Lovecraft se torna incompreensível sem o exame da ciência do século XIX”, exemplifica o professor. A expectativa é que o curso ajude os alunos a explorar novas possibilidades de leitura das obras apresentadas em conjunto com novas instâncias sociais, especialmente a ciência. 

Serviço: Biblioteca Viriato Corrêa. R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5573-4017 e 5574-0389. | +16 anos. Vagas limitadas. Inscrições diretamente na biblioteca, ou pelo telefone 5573-4017 ou pelo e-mail bibliotecavilamariana@hotmail.com . De 27/2 a 10/4. 6ª, das 18h às 21h. Grátis