Centro Cultural São Paulo recebe exposição sobre intervenções urbanas de grafite

Mostra “Cartograffiti – Legalidade e Legitimidade”, do coletivo Agentes Marginais, fica em cartaz até o dia 29 de março


Os grafites retratados exploram temas como cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente

Por Letícia Andrade


O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe, até o dia 29 de março, a exposição “Cartograffiti – Legalidade e Legitimidade”, do coletivo Agentes Marginais. Sob a curadoria de Mauro Neri, idealizador do projeto homônimo, a mostra apresenta um acervo de documentos e imagens de uma série de grafites feitos por mais de 10 artistas em 21 locais considerados estratégicos à cidade de São Paulo, como o Largo da Batata, a Rodoviária do Tietê e o Parque do Ibirapuera.

O projeto nasceu em 2009, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura pelo edital Arte na Cidade. Segundo o curador, o trabalho foi muito mais do que um simples percurso de murais, mas buscou alcançar um significado para a cidade e a arte. “Conseguimos uma chance de interlocução com a sociedade e renumeração”, afirma. Os grafites retratados exploram temas como cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente.

O coletivo Agentes Marginais também criou o projeto “Imargem” em 2006, que tem como objetivo realizar intervenções artísticas que abordam meio ambiente e o convívio  social por meio de oficinas e debates com moradores do Grajaú, distrito da Zona Sul de São Paulo.

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Até dia 29/3. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis. +12