Prefeitura de São Paulo detalha o Plano de Apoio ao Carnaval de Rua de 2015

Distribuição dos blocos em toda a cidade chega a 27 regiões diferentes; Plano de Apoio traz planejamento com maior distribuição dos serviços por toda a cidade de São Paulo


Desfile do Bloco dos Esfarrapados, em 2014 (Foto: Mônica Silveira/SPTuris)

O Carnaval de Rua de São Paulo, celebração popular em diversas capitais do Brasil, passou a ganhar uma atenção especial da Prefeitura de São Paulo a partir de 2013. Com o objetivo de organizar a celebração nas ruas, ao longo dos anos de 2013 e 2014, a Secretaria Municipal de Cultura coordenou diálogos com representantes de grupos carnavalescos para a formatação de uma política pública para o Carnaval de Rua, que congrega blocos, cordões, cidadãos e foliões.

Para organizar a festa e garantir o direito à celebração e o conforto dos cidadãos, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, passou a colocar em prática uma série de ações. Já em 2013, foi realizado o Seminário de Carnaval de Rua, que teve sua segunda edição em setembro de 2014. O encontro aconteceu no Centro Cultural São Paulo e trouxe experiências de vários locais do Brasil e do mundo, como as capitais brasileiras de Salvador, Recife e Rio de Janeiro, assim como Nova Orleans (EUA) e Barranquilla (Colômbia), o que ajudou a Prefeitura de São Paulo a aprimorar ainda mais a organização da festa.

Desde 2013, a Prefeitura também realiza o cadastramento de blocos interessados em aderir ao Plano de Apoio da Prefeitura para o Carnaval de Rua. Para se preparar para 2015, de 17 de outubro a 30 de novembro de 2014, a Prefeitura de São Paulo recebeu, por meio de um formulário online, o cadastramento de manifestações carnavalescas interessadas em receber apoio municipal na organização do seu Carnaval. Ao todo, 300 blocos fizeram o cadastro voluntário e gratuito. Com este cadastro, as Subprefeituras convocaram os blocos para reuniões presenciais para planejamento dos serviços e distribuição da ocupação dos blocos pelas ruas dos bairros.

De dezembro de 2014 a janeiro de 2015, as Subprefeituras coordenaram a gestão no território da organização do Carnaval de Rua por meio de convocação de reuniões com representantes dos blocos, associação de moradores e representantes das Secretarias e demais órgãos envolvidos no planejamento dos serviços, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Toda a programação dos blocos que se inscreveram no site e autorizaram a divulgação de seus cronogramas pela Prefeitura de São Paulo estará disponível a partir deste dia 29 de janeiro pelo site www.carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br a partir do meio-dia.
Confira a distribuição dos blocos em toda a cidade:

•    Subprefeitura da Sé – 86 blocos
•    Subprefeitura de Pinheiros – 67 blocos
•    Subprefeitura da Lapa – 22 blocos
•    Subprefeitura da Mooca – 16 blocos
•    Subprefeitura do Butantã – 13 blocos
•    Subprefeitura da Freguesia do Ó/Casa Verde – 13 blocos
•    Subprefeitura da Vila Mariana – 9 blocos
•    Subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme – 7 blocos
•    Subprefeitura da Penha/Vila Matilde – 7 blocos
•    Subprefeitura de Santana – 6 blocos
•    Subprefeitura M Boi Mirim – 6 blocos
•    Subprefeitura de Vila Prudente – 5 blocos
•    Subprefeitura do Ipiranga – 5 blocos
•    Subprefeitura de São Miguel Paulista – 4 blocos
•    Subprefeitura de Pirituba – 4 blocos
•    Subprefeitura do Jabaquara – 4 blocos
•    Subprefeitura de Capela do Socorro – 4 blocos
•    Subprefeitura de Itaim Paulista/Vila Curuçá – 4 blocos
•    Subprefeitura de Campo Limpo – 3 blocos
•    Subprefeitura de Tremembé – 3 blocos
•    Subprefeitura de Cidade Ademar – 3 blocos
•    Subprefeitura de Itaquera – 2 blocos
•    Subprefeitura de Ermelino Matarazzo – 2 blocos
•    Subprefeitura de Santo Amaro – 2 blocos
•    Subprefeitura de São Mateus – 2 blocos
•    Subprefeitura de Parelheiros – 2 blocos
•    Subprefeitura de Cidade Tiradentes – 1 bloco

Parceria privada
Com o objetivo de aprimorar a organização da celebração, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPNegócios e Secretaria Municipal de Cultura, abriu em novembro de 2014 um edital de chamamento público que discrimina encargos e contrapartidas para empresas interessadas em serem parceiras da administração pública municipal com o objetivo de garantir a infraestrutura mínima necessária para a realização do evento, por meio de ações que atendam os foliões e minimizem impactos causados na cidade em razão dos desfiles dos blocos e cordões de rua.

Diante da expiração do prazo para apresentação de propostas, a Secretaria Municipal de Cultura abriu novo prazo, até 9 de janeiro, para receber propostas livres, sem, no entanto, vincular-se, aos quantitativos mínimos inicialmente previstos no edital.

Neste novo cenário, a proposta vencedora foi a da Dreamfactory, que tem a Caixa Econômica Federal como financiadora.

Plano de Apoio
O Planejamento do Carnaval de Rua de São Paulo reúne 13 Secretarias Municipais, em um grupo de trabalho criado em 2013, sendo elas: Governo Municipal, SPTuris, Cultura, Coordenação das Subprefeituras, Serviços, Saúde, Segurança Urbana, Transportes, SPNegócios, Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania, Licenciamento e Desenvolvimento Urbano.

Em 2014, a Prefeitura de São Paulo buscou oferecer uma estrutura mínima de apoio para atendimento de cerca de 200 blocos. Com 300 blocos saindo às ruas neste Carnaval 2015, a expectativa de público é de um total de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas em todas as regiões, somando todos os dias da celebração, no período de 31 de janeiro a 28 de fevereiro.

O Plano de Apoio ao Carnaval de Rua 2015 contará com:

• 5985 diárias de banheiros químicos e 172 diárias de banheiros químicos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida;
• 900 agentes de trânsito;
• 21 postos médicos;
• 50 diárias de ambulâncias de remoção e 31 diárias de ambulâncias com UTIs;
• 600 agentes da Guarda Civil Metropolitana farão o patrulhamento das ruas;
• A fiscalização será realizada por 150 agentes vistores e 70 equipes de apoio.

Fiscalização

No planejamento operacional elaborado estão previstas ações regionalizadas em todas as Subprefeituras, onde serão realizados serviços de zeladoria e fiscalização, visando principalmente coibir:

- Comércio irregular de ambulantes;
- Desrespeito da Lei Cidade Limpa;
- Horário de funcionamento de Bares, etc.

Para isso, estaremos reforçando as equipes de fiscalização, prevendo um remanejamento de agentes vistores, priorizando as áreas com maior concentração de blocos e áreas principais de desfiles entre elas as Subprefeituras da Sé, Lapa, Pinheiros, Vila Mariana, Mooca, Penha e Butantã.

Contaremos com mais de 150 agentes vistores e 70 equipes de apoio e fiscalização, que estarão trabalhando diuturnamente, não só nos carnavais de Rua, como no Polo Cultural e nos carnavais de Bairro.

Áreas que exigem maior atenção
 Considerando a quantidade de blocos e a previsão de número de foliões participantes, destacamos as áreas que exigirão maior atenção:

- Vila Madalena;
- Pça Roosevelt;  
- Pça Silvio  Romero (Tatuapé);
- Rua Augusta e região  (entre Av. Paulista e Pça Roosevelt);
- Av. Faria Lima;
- Av. Paulo VI;
- Largo do Cambuci;
- Vila Mariana;
- Penha (Av. Alvinópolis);
- Butantã (Av. Eliseo de Almeida).

Transporte
Para o Carnaval  de blocos de bairros, a Secretaria Municipal de Transportes/SPTrans irá disponibilizar,  em toda a cidade, para apoio aos eventos e demais operações do transporte coletivo, o efetivo de 140 para os dias 31/01 e 7/02 (sábados) e 164 para os dias 01 e 8/02 (domingo), sendo que, nos dias de Carnaval (14 a 17/02) haverá um total de 378 funcionários mobilizados.

Também haverá, como forma de reforço e monitoramento, equipes de apoio operacional das empresas operadoras do transporte coletivo.

Trânsito
A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego estará atuando no período dos desfiles de Blocos do Carnaval de Rua de São Paulo 2015 no período entre 24 de janeiro e 1º de março de 2015, com o efetivo de aproximadamente 900 agentes, em viaturas ou a pé, que estarão distribuídos para o monitoramento e acompanhamento dos cerca de trezentos blocos que desfilarão neste período. Tais blocos estarão distribuídos por toda a Cidade, principalmente nas regiões de Pinheiros, Butantã, Ibirapuera, Faria Lima, Praça Roosevelt (Centro), Praça Silvio  Romero (Tatuapé), Baixo Augusta, Cambuci e Av. Paulo VI.

Poderão ser feitas interdições apenas para a concentração dos blocos, principalmente na região da Vila Madalena e, a partir da movimentação dos mesmos, a CET estará realizando bloqueios parciais do sistema viário onde haverá o desfile, liberando a via assim que o bloco fizer sua passagem. A CET e a SPTrans estão analisando com os blocos alterações de percurso quando o desfile impactar no transporte coletivo para que haja o mínimo possível de transtorno à população. Ainda assim, pode haver necessidade de alteração de rotas de ônibus em local específico, que serão informados posteriormente.