Exposição inédita no Brasil, “A Longa Jornada” retrata refugiados da Palestina

Após passar por Roma, Jerusalém e Nova York, exposição está em cartaz no CCSP até março

Foto de 1939 retrata escola para meninas pela UNRWA, na Siria
(Foto: Munir Nasr)



Organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a exposição “A Longa Jornada” chega pela primeira vez ao Brasil, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), trazendo fotos e curtas-metragens com o objetivo de instigar a conscientização sobre os conflitos na Palestina e abordar a questão humanitária que permeia o assunto.

A mostra, em cartaz até o dia 15 de março, é composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens e conta a história da prolongada crise de refugiados palestinos. Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados por esses refugiados. A exposição – que já foi montada em diversas cidades, como Roma, Jerusalém, Nova York e Marrocos e teve seu projeto no Brasil desenvolvido exclusivamente pelo escritório de arquitetura e design Atelier Marko Brajovic, apoiador do evento – mostra também o trabalho da UNRWA nos cinco locais onde atua (Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria).

No dia 24, às 16h, a ONU promove o debate “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”, que contará com a participação do chefe da Coordenação Geral de Ações internacionais de Combate à fome (CGFOME), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, ministro Milton Rondó e do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC), Rogério Sottili.  Também participam da conversa, o presidente do Instituto de Cultura Árabe (ICArabe), Salem Nasser; o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa; e a assessora de Relações Exteriores da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), Paz Fernandez.

A mostra tem realização da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), e apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), do Atelier Marko Brajovic e do Centro de Cultura Árabe (ICArabe).

Serviço: A Longa Jornada – Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-4001 / 3397-4002. De 24/01 a 15/03. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom., e feriados, das 10h às 18h. Grátis (não é necessário retirar ingresso).