Centro de Referência da Dança recebe oficinas sobre Carnaval

Princesa de bateria da X9 Paulistana é uma das convidadas dos encontros que acontecem entre os dias 14 de janeiro e 13 de fevereiro


Bloquete da Lady Incentivo ao Carnaval organizam cortejo pré carnavalesco, no dia 25 de janeiro

Por Letícia Andrade


A pouco mais de um mês para o Carnaval, quem quiser conhecer um pouco mais sobre as produções, figurinos e história dos desfiles das escolas de samba e, ainda, ensaiar os primeiros passos pode frequentar um curso de férias no Centro de Referência da Dança. Em janeiro, três oficinas ocupam o espaço.

Nos dias 15, 20 e 22, os diretores do Bloquete da Lady Incentivo ao Carnaval, Andrea Soares e Leandro Mediana, ministram a oficina “Outros Carnavais” para abordar os diferentes ritmos e danças existentes pelo Brasil, como frevo, afoxé e maracatu.

Já nos dias 17, 24 e 25, a oficina “Iniciação à arte de mestre-sala e porta-bandeira” introduz conhecimentos práticos e teóricos destas funções. A atividade é coordenada pelos diretores da Associação de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Estandarte do Estado de São Paulo (AMESPBEESP), Zélia Oliveira e Ednei Pedro Mariano.

De acordo com Zélia, as oficinas ajudam na valorização do Carnaval e também trazem um entendimento da história dos cortejos. “Depois dos encontros os frequentadores passarão a ver o Carnaval com outros olhos”, afirma ela, que preside a associação desde 2011.

A princesa de bateria da escola de samba X9 Paulistana, Mariana Pedro, também marca presença com a oficina “Iniciação ao samba no pé”. Os encontros, que acontecem entre os dias 14 de janeiro e 13 de fevereiro, visam melhorar os movimentos de dança dos participantes.

Para alegrar os foliões de plantão, no dia 25 de janeiro, às 16h, tem o cortejo pré-carnavalesco que reunirá os participantes das três oficinas para desfilar pelo Centro da cidade. 

Serviço: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro. | tel. 32143249. Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA DA CIDADE DE SÃO PAULO
 
INICIAÇÃO AO SAMBA NO PÉ
Coord.: Mariana Pedro (princesa de bateria da Escola de Samba X9 Paulistana).
Antecedendo o Carnaval, esta oficina ensina ritmos, movimentos e variações do samba no pé.
| De 14/1 a 13/2. 4ª e 6ª, das 12h às 13h

OUTROS CARNAVAIS
Coord.: Andrea Soares e Leandro Medina (diretores do Bloquete da Lady Incentivo ao Carnaval).
Ritmos e danças presentes em carnavais de diferentes locais do país, como o frevo, o afoxé e o maracatu, são enfocados nesta oficina que aborda, também, os aspectos musicais e a criação improvisada de fantasias para um cortejo carnavalesco pelas ruas do centro da cidade.
| Dias 15, 20 e 22, das 18h às 21h

INICIAÇÃO À ARTE DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA/ESTANDARTE
Coord.: Zélia Oliveira e Ednei Pedro Mariano (diretores da Associação de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Estandarte do Estado de São Paulo).
Conhecimento prático e teórico sobre a arte desses importantes representantes de uma escola de samba ou de um bloco carnavalesco.
| Dias 17, 24 e 25, das 14h às 17h

CORTEJO PRÉ-CARNAVALESCO
Com a participação dos integrantes das oficinas.
| Dias 25, às 16h