Fusão entre romance e biografia é tema de palestra de Jeanette Rozsas

Encontro com a autora de “Kafka e a Marca do Corvo” acontece dia 10 no Centro Cultural São Paulo

Jeanette Rozsas discorre sobre o que acontece
 quando romance e biografia se fundem em uma mesma obra


Por Gabriel Fabri

Finalista do Prêmio Jabuti 2013 por “Edgar Allan Poe, O Mago do Terror” (Editora Melhoramentos), a escritora Jeanette Rozsas participa de um encontro no dia 10, que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Na ocasião, a autora fala sobre a classificação de “romances biográficos” que cunhou a alguma de suas obras, as dificuldades iniciais de sua carreira e sobre o seu novo livro, “As vidas e mortes de Frankenstein”, que será lançado em fevereiro pela Geração Editorial. 

O tema principal da palestra é o que acontece quando romance e biografia se fundem em uma mesma obra, mistura que a escritora chama de “romance biográfico” e utiliza em alguns de seus trabalhos mais famosos, como “Kafka e a Marca do Corvo” (Geração Editorial), e também no novo livro que será lançado. “São obras que transitam entre  ficção e realidade, proporcionando ao leitor em geral uma leitura agradável, ancorada numa profunda pesquisa bibliográfica”, explica Rozsas. 

Sobre “As vidas e mortes de Frankenstein”, a autora afirma que será sobre “a tentativa humana, pelo correr dos séculos, em busca da imortalidade”. Jeanette se inspirou na vida de Mary Shelly, autora do clássico “Frankenstein” e que conviveu ao redor de grandes figuras do século XIX, como Lord Byron e o seu próprio pai, o filósofo William Godwin. Na palestra, ela aborda também a estrutura do seu romance. “Ele intercala histórias ocorridas em três séculos, com suas próprias personagens e tramas, tudo contextualizado e num registro que se aproxima à dicção de cada época”, explica. 

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Praça Mário Chamie. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 10, das 16h30 às 18h. Grátis (não é necessário retirar ingresso). Livre.