Secretaria Municipal de Cultura promove ato de reconhecimento a 22 teatros independentes

Espaços culturais foram registrados como patrimônio imaterial pelo Conpresp em setembro deste ano


Foto do grupo presente ao ato de reconhecimento de 22 teatros independentes

Na manhã de ontem (18/12), a Secretaria Municipal de Cultura promoveu um ato, no Centro Cultural São Paulo, com o objetivo de reconhecer publicamente 22 teatros independentes como patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo, reforçando sua importância em razão de suas atividades de valor cultural referencial para a construção da identidade paulistana.

No centro do evento, estiveram o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, a diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e presidente do Conpresp, Nadia Somekh, vereador Nabil Bonduki, deputado estadual Carlos Gianazzi, José Celso Martines Corrêa, do Teatro Oficina, Rudifran de Almeida Pompeu, da Cooperativa Paulista de Teatro, Dulce Muniz, do Núcleo do 184, Rosane Almeida, do Instituto Brincante e Eugênio Lima do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, este último, recentemente despejado de sua sede, na Pompeia, zona oeste da cidade.
O vereador Nabil Bonduki, da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, da Câmara Municipal de São Paulo, ressaltou a importância da regulamentação das ZEPECs (Zonas Especiais de Proteção Cultural), previstas no Plano Diretor Estratégico aprovado recentemente na Câmara Municipal de São Paulo, poderá resguardar espaços culturais da cidade.

Sobre o reconhecimento dos espaços como patrimônio imateirial, o Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, enfatizou que "patrimônio não é só pedra e cal, nem só monumento e edificações. É tudo o que é relevante, que precisa ser preservado, cultuado e mantido como referência cultural e civilizatória de uma cidade e de uma sociedade”.

Ao final, o grupo de representantes dos 22 teatros fizeram um registro coletivo do encontro, juntamente com os parlamentares e representantes da Prefeitura de São Paulo presentes no ato.