Secretaria de Cultura comemora o Mês do Samba na Praça da República

Programação acontece entre os dias 15 e 17 e terá shows de Comunidade Maria Cursi, Tia Cida e Banda, Sambossa SP, Edil Pacheco e Osvaldinho da Cuica

Osvaldinho da Cuica, uma das atrações, foi responsável pela fundação da 
Ala de Compositores da Escola de Samba Vai-Vai (de São Paulo)


Celebrado em 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba ganhará, em São Paulo, uma grande festa, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de dezembro. A partir das 19h, a Praça da República recebe nomes importantes para a cena do samba paulistano. No dia 15, o público confere a Comunidade Maria Cursi e, em seguida, às 21h, Tia Cida e Banda. No dia 16, é a vez de Sambossa SP e Edil Pacheco. Quem fecha a programação no dia 17 é Osvaldinho da Cuica.

Formado pelos músicos André Meneguetti (flauta, violino e vocais), Daniel Simon (violão e vocais) e Fred Schiera (voz e pandeiro), o Sambossa SP abre o evento no dia 16. O repertório do grupo é composto por títulos conhecidos do samba e da bossa nova das décadas de 50, 60 e 70, como "Água de Beber" (Tom Jobim), "Canto de Ossanha" (Baden Powell/Vinicius de Moraes) e "Lamento Sertanejo" (Gilberto Gil). Quem se apresenta na sequência é o compositor, cantor e instrumentista Edil Pacheco. Uma de suas primeiras composições gravadas foi "Fim de tarde" (com Luiz Galvão), interpretada por Eliana Pittman. No show, ele apresenta músicas que integram os 5 CDs de sua discografia, como "Cantador de harmonia", "Lua Menina" e "Folha de amor".

Um dos destaques é o paulistano Osvaldinho da Cuica. Sambista, ritmista, passista, cantor e compositor, ele já atuou em programas de rádio e televisão, além de se apresentar com grandes artistas nacionais, como Ângela Maria, Adoniran Barbosa, Ismael Silva e Paulinho da Viola. Ele recebeu o título de "Embaixador Nato do Samba Paulsita", concedido pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Também foi responsável pela fundação da Ala de Compositores da Escola de Samba Vai-Vai (de São Paulo), e do Cordão Carnavalesco do Ziriguidum, que reunia repertório de tradicionais marchinhas de carnaval.

Reconhecimento do samba paulistano

O Departamento do Patrimônio Histórico realizou estudos sobre o assunto desde o primeiro semestre de 2013, culminando na aprovação do Conpresp para o registro do Samba Urbano Paulistano como patrimônio imaterial, no mês de outubro do ano passado. No dia 2 de dezembro, o ato solene com a assinatura do Secretário Juca Ferreira serviu para homologar e, por sua vez, oficializar o seu reconhecimento como patrimônio histórico da cidade.

Sobre o Mês do Samba
Neste mês, o gênero musical que já é consagrado entre os paulistanos também foi lembrado com shows em outros espaços da cidade. No Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, acontece a apresentação de Diogo Nogueira, dia 13. No fim de semana anterior, dia 7, Martnália anima a plateia no Centro Cultural da Juventude. O Teatro Leopoldo Fróes recebe o show Prettos, com Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, ex-integrantes do Quinteto em Branco e Preto e fundadores do Samba da Vela, de Santo Amaro. 

Serviço: Praça da República, S/Nº - Campos Elíseos. De 15 a 17. 19h. Grátis.

Confira a programação completa:

15/12 
19h00 - Comunidade Maria Cursi
21h00 - Tia Cida e Banda

16/12
19h00 - Sambossa SP
21h00 - Edil Pacheco

17/12
19h00 - Oswaldinho da Cuica