Balé da Cidade de São Paulo reapresenta “Cacti” e “Antiche Danze”

Espetáculos acontecem entre os dias 20 e 23 de dezembro, no Theatro Municipal


Remontagem de "Cacti" da carioca Nina Botkay e “Antiche danze”,
criação do italiano Mauro Bigonzett, estão no programa
(Foto: Sylvia Masini)


Por Lidyanne Aquino*


Fazer uma conexão ainda mais direta entre música e dança é a proposta de “Cacti”, criação original do coreógrafo sueco Alexander Ekman para a Nederlands Dance Theater. Entre os dias 20 e 23, o Balé da Cidade de São Paulo reapresenta o espetáculo no Theatro Municipal, com remontagem da carioca Nina Botkay, que fez parte da companhia holandesa. No mesmo programa, é encenada “Antiche danze”, criação do italiano Mauro Bigonzetti feita especialmente para o BCSP.

“Cacti” faz uma análise bem pontual aos críticos de dança contemporânea. Nessa coreografia, o acompanhamento musical também se transforma em personagem, pois os integrantes do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, outro corpo artístico do Municipal, além da companhia de dança, aparecem no palco em confluência com os bailarinos, que ainda dividem espaços com imensas caixas quadradas e com cactos, que entram em cena no segundo momento da apresentação. Nenhum elemento é desperdiçado e cada detalhe é essencial à compreensão do conjunto da obra. A música, em grande parte instrumental, é interpelada pelo texto de Spenser Theberge, falado em inglês. Ácido e bastante irônico, o enredo parece uma narração de filme, ganhando um tom peculiar ao acompanhar o duo que antecede os momentos finais da coreografia – se no início o texto parece desconexo, durante o duo surge como uma brincadeira entre os bailarinos.

“Antiche danze” procura acentuar a fusão do gosto musical renascentista com a cultura sinfônica moderna, característica acentuada pelo figurino desenhado por Geraldo Lima, marcado por tecidos contemporâneos, mas com estética da antiguidade. A música é de Ottorino Respighi e, apesar do grande número de pessoas do palco, é um projeto completamente distinto de “Cantata”, obra do coreógrafo que a companhia estreou no ano passado.

Ambas as coreografias são acompanhadas ao vivo pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Luis Gustavo Petri. Em “Antiche Danze”, o Quarteto de Cordas também participa, só que no fosso do palco.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Dias 20, 22 e 23, 20h. Dia 21, 18h. R$ 20 a R$ 60

*Colaborou Gabriel Fabri