Biblioteca Alceu Amoroso Lima promove “Rachão Poético – Copa Mundão de Poesia”

Times de escritores disputam a melhor poesia no dia 14 de dezembro


Times serão formados por três jogadores e disputa
contará com três fases eliminatórias


Por Letícia Andrade


A Biblioteca Pública Temática em Poesia Alceu de Amoroso Lima recebe o evento “Rachão Poético - Copa Mundão de Poesia”, no dia 14 de dezembro. O encontro, que faz da literatura um esporte, traz poetas para disputar a melhor poesia recitada.

Inspirado nos saraus e slams (batalhas de poesia), os poetas são convidados para  competir em times formados por três jogadores, com textos autorais, avaliados pelo público. Três fases eliminatórias estarão em disputa: pontos corridos, mata-mata e final. O time que apresentar a melhor tabelinha texto/performance ao longo de todo o campeonato, leva o título.

O modelo de competição, que surgiu no contexto da Copa do Mundo deste ano, já está na sua sexta edição. “As intervenções poéticas eram muito individuais. A ideia é trazer uma provocação para esses poetas, criando uma construção que tenha uma apresentação coletiva”, explica Rodrigo Ciríaco, organizador do evento, que também trabalha em saraus de poesia há oitos anos.

O time do poeta vencedor terá uma premiação em livros de poesias e contos. Os segundo e terceiro melhores times serão premiados com troféus e medalhas. O objetivo é que em uma próxima edição os melhores poemas possam ser contemplados em um livro.

Rodrigo Ciríaco é educador, escritor e ativista cultural e autor dos livros "Te pego lá fora" (2008), "100 Mágoas" (2011) e "Vendo Pó...esia" (2014). Como ativista cultural, é responsável pelo Sarau dos Mesquiteiros, evento realizado desde 2009 dentro de uma escola estadual, na zona leste. Também participou da FLIP (2011), Salão do Livro de Paris (2013), Expedições - Circuito Sesc de Artes (2014) e Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (2014).

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Próximo da Praça Benedito Calixto. Zona Oeste. | tel. 3082-5023 e 3063-3064. Dia 14, 16h. Grátis