Paulinho Tó, Mariana Mayor e a banda Projeto da Mata homenageiam espetáculo “Opinião”

Show tem apresentação única no dia 11 de dezembro, no CCSP


Mariana Mayor e Paulinho Tó, ao lado da banda Projeto da Mata,
resgatam show realizado em 1964


Por Letícia Andrade


“Opinião”, escrito por Oduvaldo Vianna Filho, Armando Costa e Paulo Fontes, dirigido por Augusto Boal e interpretado por Nara Leão, Zé Keti e João do Vale, estreou em 11 de dezembro de 1964 no Rio de Janeiro. O show foi considerado uma inovação de espetáculo musical e teatral, em que cantores intercalavam canções com falas referentes às questões sociais e políticas do Brasil no contexto da ditadura militar.  

Para homenagear os 50 anos do espetáculo, Paulinho Tó, acompanhado de Mariana Mayor e da banda Projeto da Mata, fazem o show “50 anos de opinião”, no dia 11 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

A proposta é mesclar o repertório, apresentando músicas originais do “Opinião” e outras autorais dos intérpretes deste show, como “Acender as velas” (Zé Kati), “Pisa na fulo” (João do Vale), Conversa boba (Paulinho Tó) e “Protesto punk” (Projeto da Mata).
“Aproveitamos o momento político atual e o fato de completar 50 anos da ditadura e do espetáculo. O show que fazemos é uma discussão sobre o ‘Opinião’ na atualidade”, declara Michel de Moura, vocalista do Projeto da Mata, ao falar sobre o que motivou os artistas a se unirem.

Em relação às inserções cênicas, algumas partes do texto foram atualizadas para a situação política atual e outras são mantidas no original. De acordo com Paulinho Tó, elas abrem espaço para discussões políticas dentro da arte. “O que motiva a atuação é a gente querer passar uma mensagem, o show traduz muito dos nossos anseios”, conta.

Paulinho Tó, além de músico, é pesquisador e produtor musical e trabalha em parceria com a atriz e cantora Mariana Mayor desde fevereiro deste ano, quando lançou seu primeiro disco autoral, intitulado “Temporal”.

O Projeto da Mata, por sua vez, foi fundado pelos músicos Michel de Moura e Michel Machado. Na estrada desde 2006, o grupo lançou seu primeiro álbum, denominado “Canções para enfrentar Tormentas, Tempestades e garoa”, com participações de Chico Saraiva e Paulinho Tó, em junho de deste ano.

Serviço: Centro Cultural São Paulo (CCSP) - sala Adoniran Barbosa. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. Tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 11, 20h30. 90min. Livre. Retirada de ingressos: duas horas antes do início do show. Grátis