Mostra na Praça das Artes festeja 50 anos de Mafalda

O local recebe a exposição a partir do dia 16 de dezembro

Dividida em 13 módulos, a exposição reproduz ambientes 
frequentados por Mafalda nas histórias

Por Gabriel Fabri

Em outubro de 2014, o cartunista argentino Quino, aos 82 anos, recebeu do Rei da Espanha, Felipe VI, o prêmio Príncipe de Astúrias, conferido aos profissionais que prestaram contribuições notáveis em diversas áreas, como artes e esportes. Com uma longa carreira, o quadrinista é, até hoje, marcado por sua personagem mais famosa, Mafalda. Os 50 anos de criação da menina que conquistou o mundo com sua atitude inquieta e questionadora são celebrados na exposição “O mundo de Mafalda”, que a Fundação Theatro Municipal traz pela primeira vez ao Brasil, a partir do dia 17. Com entrada gratuita, a atração, que integra a programação do Circuito São Paulo de Cultura, fica em cartaz até dia 28 de fevereiro. 

A primeira tirinha de Mafalda foi publicada no ano de 1964 em um suplemento da revista Leoplán e logo começou a ser impressa no semanal Primeira Plana. Entretanto, a personagem havia sido criada dois anos antes para uma campanha publicitária de uma marca de eletrodomésticos chamada Mansfield. Uma das exigências era que os nomes dos personagens começassem com a letra “M”, em alusão à empresa. A campanha foi cancelada, mas as tirinhas se tornaram um sucesso quando publicadas mais tarde. Quino se despediu de Mafalda em 1973 para tocar novos projetos.

Para José Luiz Herencia, diretor administrativo da Fundação Theatro Municipal, as bases de reflexão de Mafalda são as confusões do mundo. “Como elas só crescem, a personagem fica cada vez mais atual”, afirma. No período em que as tirinhas eram publicadas, o contexto histórico era o da guerra fria, quando tiveram início as ditaduras militares latino-americanas no Brasil e na Argentina. Entretanto, a personagem se provou atemporal. “A obra do Quino tem sensibilidade para perceber os limites da conjuntura histórica, mas não se limita a isso”, diz Herencia. A descoberta do mundo pelas crianças, o seu amadurecimento e as relações humanas também são temas recorrentes nas tirinhas. 

Dividida em 13 módulos, a exposição reproduz ambientes frequentados por Mafalda nas histórias. Traz, além de imagens e desenhos originais, diversos objetos preservados por Quino e que são emblemáticos da personagem, como a vitrola na qual ouvia os discos dos Beatles. Os famosos globos terrestres e o carro de seus pais também podem ser vistos. 

Paralelamente, acontecem duas oficinas para as crianças usarem toda a sua criatividade, como fazia Mafalda: uma de pintura com carimbos, para criar novas histórias com os personagens de Quino, e outra para montar e inventar brinquedos. 

Serviço: | Praça das Artes. Av. São João, 281, 4º andar. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3241-1332. Visitação: de 17/12 a 28/2/2015 (exceto nos dias 24, 25 e 31/12 e de 1º a 6/1/2015, quando estará fechada). De 2ª a dom., das 9h às 20h. Grátis