CCJ comemora o dia nacional do samba com show gratuito de Mart´nália

Três escolas de sambas paulistanas abrem a apresentação, que acontece dia 7 de dezembro, a partir das 16h

Em seu show “Mart´nália em samba”, a artista canta músicas de
 compositores como Noel Rosa, Dorival Caymmi e Adoniran Barbosa (Foto: Eny Miranda)

Por Natália Tayota

A origem da comemoração do dia do samba é controversa, alguns dizem que a data foi criada para homenagear o compositor Ary Barroso, que visitou a Bahia pela primeira vez em 2 de dezembro de 1940. Outros afirmam que o surgimento se deu a partir do I Congresso Nacional do Samba, em 1962. Há também quem diga que é o dia em que foi registrado o primeiro samba, “Pelo telefone”, de Ernesto dos Santos (Donga) e Mauro de Almeida, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1917. 

Especulações ou não, o fato é que desde 1963, 2 de dezembro foi instituído como dia nacional do samba. Para celebrar essa data tão especial para os bambas e todos os amantes do gênero, no domingo, dia 7, a cantora e compositora Mart´nália e as Escolas de Samba Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche e Vai Vai se apresentam na praça em frente ao Centro Cultural da Juventude. 

Para abrir a programação e representar o samba paulista, as agremiações levam suas Velhas Guardas para tocar composições desde os tempos dos cordões carnavalescos. Na sequência, Mart´nália, representante do samba carioca, sobe ao palco para homenagear mestres de diferentes vertentes. Em seu show “Mart´nália em samba”, a artista canta músicas de compositores como Noel Rosa, Dorival Caymmi e Adoniran Barbosa.


Serviço: Praça em frente do Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Zona Norte. Velhas Guardas. Dia 7, 16h; Martn’ália. Dia 7, 18h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)