Nota de apoio e solidariedade ao Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Secretaria Municipal de Cultura se solidariza com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

A Secretaria Municipal de Cultura se solidariza com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, um dos grupos de teatro mais expressivos da cena teatral paulistana e nacional, que foi despejado de sua sede na manhã de hoje, 27/11, vítima da especulação imobiliária na cidade de São Paulo.

O CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Ambiental da Cidade de São Paulo), ligado à Secretaria Municipal de Cultura, em sua Resolução nº 023/CONPRESP/2014, publicada no DOC de 14/10/2014, declarou o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos patrimônio cultural imaterial do município de São Paulo pelas relevantes atividades exercidas, juntamente com outros 21 espaços teatrais que igualmente possuem valor simbólico, artístico e histórico, e são referências culturais na cidade.  

O grupo teatral presta importantes serviços à população por meio de oferta continuada de programação cultural de qualidade. O despejo demonstra a falta de reconhecimento do caráter público deste espaço. A Secretaria Municipal de Cultura apoia o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e considera equivocada a ação que lhe retira de sua sede no bairro da Pompeia.