Exposição celebra 100 anos de Júlio Cortázar na Biblioteca Mário de Andrade

“Cortázar, 100 Anos: Raridades & Un Recuerdo” fica em cartaz até o dia 17 de dezembro

Fotos de Colette Portal são destaque na exposição 

Por Gabriel Fabri

Ícone da literatura latino-americana, o escritor argentino Júlio Cortázar completaria 100 anos em 2014, se não tivesse falecido em 1984. Para celebrar o centenário do autor, a Biblioteca Mário de Andrade recebe, entre os dias 2 e 17 de dezembro, a exposição “Cortázar, 100 Anos: Raridades & Un Recuerdo”. 

Autor de “As Armas Secretas”, Cortázar tinha no estilo despojado do jazz o seu parâmetro de criação artística, visando empregar um ritmo próprio nos seus contos. Sua obra mais famosa, “O Jogo da Amarelinha”, mescla experimentalismo estilístico e elementos da cultura pop da época, em uma tentativa de transgredir a estrutura de um romance tradicional. 

Entre os destaques da exposição, estão cincos fotos originais da fotógrafa francesa Colette Portal, um trabalho inédito no Brasil que retrata momentos Cortázar na França. Inspirado no conto “Continuidade dos Parques”, é recriado na Mário de Andrade o cenário da poltrona verde, onde o público é convidado a sentar-se e a ler trechos de obras do escritor. 

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – sala branca. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.| tel. 3256-5270 e 3241-4384 . Abertura: Dia 2, 19h. Até 17/12. Grátis