Ciclo de estudos da Cia. Truks discute o teatro infantil

Encontros acontecem na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, entre os dias 3 e 11 de dezembro


Encontros têm como objetivo incentivar e discutir 
o teatro infantil como experiência cultural

Letícia Andrade

Entre os dias 3 e 11, a Cia. Truks de teatro de animação promove, por meio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo, o ciclo de estudos “O teatro para crianças e as crianças do século 21”, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Os encontros voltados, principalmente, para pais e professores têm como objetivo incentivar e discutir o teatro infantil como experiência cultural, considerando as crianças da sociedade contemporânea. 

Diferentes profissionais envolvidos com o tema realizam palestras para o aprofundamento em questões históricas e o compartilhamento de suas experiências. As reflexões criam campo para pesquisar assuntos e, sobretudo, entender meios para a manifestação artística. “A gente sente que tem um caminho muito complexo pela frente e, por enquanto, são só discussões”, comenta o autor e diretor teatral Henrique Sitchin, um dos fundadores da Truks. 

No dia 3, a atriz e educadora Maria Paula Zurawski participa de um bate-papo para discutir a participação do teatro na vida das crianças. Maria Paula também integra uma mesa-redonda, juntamente com a educadora Josiane Del Corso, no dia 4, para debater a arte nas escolas, argumentando concepções e rumos pedagógicos.

No dia 10, o ator e encenador Sidnei Caria conta suas experiências e vivências artísticas em duas companhias criadas por ele: Teatros de Papel e Maracujá Laboratório de Artes. Para encerrar o ciclo de estudos, no dia 11, a bonequeira Verônica Gerchman, que também ajudou a fundar a Truks, participa de um encontro para falar da sua trajetória de mais de 30 anos sobre o palco, observando e pesquisando a relação da criança com a arte.

Serviço: Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. | tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038. Dias 3, 4, 10, 11, 19h. Livre. Grátis.