Projeto leva cinema latino-americano ao Cine Olido

Filme “Marimbas do inferno” tem sessões seguidas, entre os dias 9 e 14 de dezembro

Cena de "Marimbas do Inferno", filme da Guatemala 
dirigido por Julio Hernández Cordón

Por Letícia Andrade

O cinema chega à América Latina em 1896, um ano depois da primeira exibição dos irmãos Lumière em Paris. No entanto, só alcançou a disseminação das produções no século 20, principalmente no Brasil, México e Argentina. Ainda pouco conhecida no circuito comercial, a Guatemala, país da América Central, ganha, neste mês, espaço no Cine Olido, com sessões seguidas, entre os dias 9 e 14, do longa-metragem “Marimbas do inferno” (2010), de Julio Hernández Cordón.

Segundo trabalho assinado pelo diretor guatemalteco, o filme ganhou prêmios em diversos festivais de cinema, como em Valdívia (Chile), Morelia (México), Toulose (França), além de conquistar menções especiais em Miami (EUA) e Buenos Aires (Argentina). 

Para o pesquisador de cinema Rafael Sampaio, que ajudou na seleção do longa, a maior preocupação foi reconhecer um destaque latino-americano que não tivesse chegado aos cinemas. “O filme é bem premiado e reconhecido pela crítica, mas sem lançamento no Brasil”, afirma.

Com poucos recursos e uma equipe reduzida de atores não profissionais, a história retrata situações de violência e problemas sociais no país. O enredo acompanha a trajetória de um músico que toca marimba (instrumento tradicional do local), mas, desde que perde seu emprego, decide fundar um grupo de heavy metal. 

A escolha do título é uma tentativa para chamar a atenção e também integrar produções latino-americanas em sua programação, tornando o Cine Olido um ponto de referência. “Trata-se de uma proposta de criar uma faixa de horário com filmes que dialoguem com os jovens que frequentam o espaço”, completa Sampaio. 

Serviço: Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171.  Dias 9, 11, 12 e 13, 15h, 17h e 19h. Dias 10 e 14, 15h e 17h. 74 min. +14. R$ 1