Focus Cia. de Dança realiza temporada na Olido

As apresentações são gratuitas e acontecem entre os dias 4 e 7 de dezembro


Espetáculo “3 pontos...” reúne três trabalhos do grupo carioca: 
“Pathways”, “Um a um” e “Strong Strings”  (Foto: André Pinnola)


Por Lidyanne Aquino

Quem ainda não conhece a Focus Cia. de Dança tem uma ótima oportunidade agora em dezembro. Entre os dias 4 e 7, a Sala Paissandu, da Galeria Olido, recebe o grupo carioca com “3 pontos...” (sim, o título tem essas reticências!). Com entrada franca, o espetáculo reúne três coreografias do repertório da companhia: “Pathways”, “Um a um” e “Strong Strings”. Uma síntese representativa de trabalhos que marcaram a linguagem e a linha coreográfica da Focus, que se apresentou no palco da dança durante a Virada Cultural no ano passado com “As canções que você dançou para mim”, inspirado em músicas de Roberto Carlos.

As peças foram criadas em épocas distintas. “Pathways” foi desenvolvida em 2008 para a comemoração dos 50 anos do Jahre Noverre-Gesellschaft, festival de dança que acontece em Stuttgart (Alemanha). Alex Neoral, diretor artístico e também um dos bailarinos do grupo, conta que esse trabalho reúne trechos de criações que compuseram o repertório da Focus até 2008. “Foi interessante ter o desafio de fazer estímulos e movimentações de épocas tão diferentes se unificarem e virarem uma única obra”, comenta. Composta por duos, a coreografia mostra quatro bailarinos ao som de “Music for Pieces of Wood”, de Stevie Reich. Já “Um a um” nasceu pelo interesse de “investigar dois corpos juntos que geram movimento”, segundo o diretor. No palco, oito dançarinos se revezam em duos, um solo e sequências em grupo. A música é de Johann Sebastian Bach, composição erudita que atribui um toque mais sofisticado até mesmo nos trajes: as mulheres entram em cena com vestidos longos com sobreposição de renda e os homens em traje social.

“Strong String” destoa das outras. Nela, o grupo levanta a questão da falta de tempo, característica muito presente na contemporaneidade, com movimentos ágeis, encenados ao som de clássicos como “Come as You Are” e “Smells Like Teen Spirit”, da banda americana de rock Nirvana. O coreógrafo explica que nesse trabalho os bailarinos podem experimentar texturas de movimentos com músicas e ritmos muito variados, o que exercita a versatilidade. “3 pontos...” já passou pela França e por diversas capitais brasileiras, como Goiânia (GO) e Florianópolis (SC). “É um espetáculo que cabe em muitos palcos e alcança um grande número de publico”, afirma Neoral. “Manter a qualidade sem que o cansaço influencie é o maior desafio dessa obra”, completa.

Serviço: | Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro | tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 4 a 7. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)