Com ópera “Tosca”, Theatro Municipal encerra temporada lírica de 2014

Clássico de Giacomo Puccini será apresentado entre os dias 29 de novembro e 13 de dezembro


Na montagem, a soprano Ainhoa Arteta (foto), da Espanha, se reveza com
Ausrine Stundyte, da Lituânia, no papel da cantora lírica Floria Tosca
(Foto: Bernardo Doral)

 Por Gilberto De Nichile


Quem teve a oportunidade de assistir à montagem da ópera “Aida”, de Giuseppe Verdi, em agosto do ano passado, no Theatro Municipal de São Paulo, pode ter ideia de como será a “Tosca”, de Giacomo Puccini, que estreia dia 29, também no Municipal. O diretor, o cenógrafo e o figurinista são os mesmos, respectivamente, os italianos Marco Gandini, Italo Grassi e Simona Morresi.

“Queremos alcançar o mesmo sucesso de público e crítica que tivemos com ‘Aida’”, diz Gandini, que há mais de duas décadas assina produções nas principais salas de ópera tanto na Itália como em outros países. “Aqui, teremos um esquema cenográfico complexo, que se movimenta diante do público, com troca de perspectiva dos três principais ambientes exigidos pelo libreto: a igreja, a sala de Scarpia e a prisão, onde Cavaradossi é torturado. Embora nossa montagem possa ser classificada como ‘clássica’, optamos em deslocar a trama, que é de 1800, para uma época mais próxima à nossa.”

Para o diretor, o enredo envolve aspectos políticos, de amor e traição, mas é, sobretudo, uma história de paixão. “‘Tosca’ focaliza três grandes apaixonados, não apenas pelo amor em si, mas também pelo poder, pela liberdade e pela vida. A música de Puccini, também passional, valoriza esse contexto.”

A regência é do também italiano Oleg Caetani e os três principais personagens são interpretados por solistas internacionais: no da cantora lírica Floria Tosca, se revezam Ainhoa Arteta (Espanha) e Ausrine Stundyte (Lituânia); no do chefe de polícia Scarpia, Roberto Frontali (Itália) e Nelson Martinez (Cuba), e, no do pintor Mario Cavaradossi, Marcelo Alvarez (Argentina) e Stuart Neill (EUA), o qual, ainda no mês passado, desempenhou este mesmo papel no Ópera Nacional de Paris.

Uma semana antes do início das apresentações, dia 22, sábado, às 17h, o jornalista e professor Irineu Franco Perpétuo faz uma palestra sobre “Tosca” no Salão Nobre do Municipal, com entrada franca.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. 3053-2092. Dias 29/11 e 2, 4, 6, 9, 11 e 13/12, 20h. Dias 30/11 e 7/12, 18h. De R$ 40,00 a R$ 100,00.