AfroReggae ocupa o CCJ com atividades artísticas

Entre os dias 18 e 23 de novembro a ONG coordena oficinas de dança afro-brasileira e percussão


Criado em 2005 na comunidade carioca de Vigário Geral,
o grupo Makala Música & Dança apresenta espetáculo e coordena
oficinas de dança afro-brasileira e de percussão


Por Natália Tayota

O grupo cultural carioca AfroReggae já é notoriamente reconhecido pelo trabalho que desenvolve em áreas de vulnerabilidade social, tanto no Brasil quanto no exterior. Em São Paulo, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) é o primeiro espaço da cidade a receber, entre os dias 18 e 23, o projeto Ocupação AfroReggae, em comemoração à semana da Consciência Negra. A programação conta com oficinas, exibição do filme “Favela Rising” e apresentação do grupo Makala Música & Dança.

Com uma experiência de 21 anos de atuação em zonas periféricas e comunidades, o AfroReggae desenvolveu uma tecnologia social própria, utilizando a cultura e a arte como veículo de transformação social para melhorar a autoestima de jovens das camadas populares. Betho Pacheco, um dos diretores artísticos do grupo, conta que as oficinas desenvolvidas não ficaram restritas apenas às comunidades do Rio de Janeiro, elas ganharam lugar por onde passaram, em locais como Inglaterra, África e Índia.

Além dos projetos realizados em diferentes frentes de trabalho, há também os grupos artísticos formados por meio dessas oficinas, como é o caso do Makala Música & Dança, criado na comunidade carioca de Vigário Geral, em 2005. O grupo apresenta o espetáculo “Viagem dos Eborás”, que descreve a lenda da criação do mundo, segundo a tradição Nagô. A montagem é dividida em duas partes: a primeira narra a saída dos Eborás (orixás) do seu reino até a Terra. Já a segunda, remonta a ancestralidade da tradição negra até a atualidade, passando por diversos gêneros musicais negros, como guiné, salsa, jazz e funk.

Os integrantes do Makala também coordenam oficinas de dança afro-brasileira e de percussão. A programação traz também a exibição do documentário “Favela Rising”, seguido de bate-papo com diretores do AfroReggae e jovens que se tornaram artistas profissionais devido ao trabalho desenvolvido pelo grupo. O longa é dirigido pelos americanos Jeff Zimbalist e Matt Mochary e conta a história de Anderson Sá, ex-traficante e fundador do grupo.

Serviço: Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. De 18 a 23. Grátis.

* Confira a programação completa:

OFICINA DE DANÇA AFRO
Coord.: integrantes do grupo Makala, do AfroReggae.
| Livre. 30 vagas. Inscrições a partir do dia 4 na recepção do CCJ ou pelo site www.inscricoes.ccj.art.br . Sarau. Dias 18 e 19, 19h. Dia 20, 16h

OFICINA DE PERCUSSÃO
Coord.: integrantes do grupo Makala, do AfroReggae.
| Mirante. Dias 18 e 19, 19h. Dia 20, 16h

EXIBIÇÃO DE “FAVELA RISING” + RODA DE CONVERSA
O documentário dos diretores norte-americanos Jeff Zimbalist e Matt Mochary conta a história de Anderson Sá, ex-traficante e fundador do AfroReggae. Após a exibição, ocorre uma roda de conversa com a presença de diretores da ONG e de jovens adultos que se tornaram artistas profissionais por meio do grupo.
| +14 anos. Foyer. Dia 21, 18h (não é necessário retirar ingresso)

TEATRO: VIAGEM DOS EBOLÁS
Makala Música & Dança. Dir.: Betho Pacheco.
O grupo representa a ancestralidade brasileira e suas manifestações artísticas e culturais. Com o nome Makala (“carvão”, em kimbundo, língua de etnia africana trazida para o Brasil na época da escravidão), a companhia apresenta este espetáculo que conta a lenda da criação do mundo segundo a tradição Nagô.
| Espaço Arena. Zona Norte. Dias 22 e 23, 17h (não é necessário retirar ingresso)