Grupo Treme Terra homenageia cultura afro-brasileira com espetáculo “Terreiro Urbano”

Dança inspirada na mitologia dos Orixás tem apresentações na Galeria Olido entre os dias 27 e 30 de novembro


Com direção geral de João Nascimento, bailarinos fazem representação
simbólica de um xirê, cerimônia tradicional de saudação aos orixás

(Foto: Joseh Silva)


Por Letícia Andrade


Inspirado na mitologia dos Orixás, o espetáculo de dança “Terreiro Urbano”, do Grupo Treme Terra, tem temporada na Galeria Olido, entre os dias 27 e 30 de novembro. Na Sala Paissandu, músicos e bailarinos dialogam com a cultura afro-brasileira, por meio de uma releitura contemporânea dos rituais dos terreiros do candomblé.

Fruto de uma criação coletiva, conta com a direção geral de João Nascimento, músico e pesquisador da cultura afro-brasileira, e do coreógrafo Firmino Pitanga. Em palco, os bailarinos fazem a representação simbólica de um xirê, cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, ou seja, uma sequência de danças do candomblé, que começa com Exu e finaliza com Oxalá.

A sonoridade do espetáculo aproxima os cantos tradicionais à música contemporânea, à medida que conseguem mesclar sons de tambores tradicionais (atabaque, agogô, xequerê, adjá, berimbaus e surdos) e tambores de sucatas (tonéis de lata, conduítes, ferros e garrafas) com instrumentos convencionais (flauta, violoncelo, violão e violino) até instrumentos eletrônicos (teclado e processadores digitais).

O Grupo Treme Terra foi fundado em 2006, no Morro do Querosene, no bairro do Butantã, em São Paulo. Os integrantes trabalham com a valorização e difusão da cultura afro-brasileira, por meio de oficinas de formação artística, voltadas para jovens.

Serviço: Galeria Olido - Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 27 a 30. 5ª a Sáb., 20h e Dom., 19h. Grátis (retirar ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do teatro). Livre. 75 min.