Ao lado de Alice Caymmi, Camerata de Violões de Santos homenageia Dorival Caymmi

Apresentação acontece dia 21 de novembro, no Teatro Décio de Almeida Prado


Alice Caymmi, neta de Dorival, acompanha a Camerata
em apresentação do álbum “Eu Vou P’ra Maracangalha”

Por Gabriel Fabri


Dirigida pela educadora Deblas Alves, a Camerata de Violões de Santos apresenta um show em homenagem ao centenário do sambista Dorival Caymmi, com participação especial da neta do cantor, Alice Caymmi.  O grupo é composto por crianças e adolescentes que integram o Projeto Guri. O show é gratuito e acontece no dia 21 de novembro, no Teatro Décio de Almeida Prado.

A cantora Alice Caymmi acompanha a Camerata em todas as músicas do repertório, que apresenta na íntegra o álbum “Eu Vou P’ra Maracangalha”, lançado por Dorival Caymmi em 1957. Entre as oito canções, os destaques são “Samba da Minha Terra”, “Saudades da Bahia”, “Vatapá” e “365 Igrejas”. Segundo Chico Santana, gerente artístico da Amigos da Guri, organização social que administra o projeto, a escolha do disco foi feita pelo caráter jovial das canções. “A discografia de Caymmi é, sem dúvida, um baú de bons materiais para o trabalho que buscamos no projeto e enriquece bastante a experiência pedagógica dos alunos”, completa.

De acordo com Santana, ao longo do processo foi possível perceber um despertar do interesse dos alunos em conhecer mais sobre Caymmi. “É nítida a evolução do aprofundamento dos alunos do Guri no universo da música de Dorival, pela quantidade de informações interessantes que os próprios alunos passam a trazer para a sala de aula, resultados de pesquisas autônomas”, conclui.

A apresentação é resultado de um longo trabalho realizado pelo Projeto Guri com os alunos, que incluiu ensaios da Camerata de Violões de Santos com a própria Alice. O Projeto Guri é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que oferece cursos de música para mais de 49 mil jovens entre 6 e 18 anos, nos períodos de contraturno escolar. A Camerata de Violões de Santos é um dos doze grupos que integram o projeto.

Serviço: Teatro Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste. | tel. 3079-3438. Dia 21, 21h. Grátis. Livre. 60 min.