CCSP amplia e inova no Programa de Exposições

24ª edição do projeto acontece até dia 22 de fevereiro e traz as arquitetas Ligia Nobre e Carol Tonetti, do grupo Mano Fato Mano


Trabalho da artista Martha Araújo, "Para um corpo nas suas possibilidades"

Por Gilberto de Nichile


Até o dia 22 de fevereiro, vários espaços do Centro Cultural São Paulo (CCSP) serão ocupados por um dos projetos mais antigos da instituição, o Programa de Exposições, que teve início em 1990 e chega, agora, à sua 24ª edição, ampliado e inovado. Assim, além das tradicionais mostras dos trabalhos dos artistas selecionados entre os inscritos do ano, que dividem espaço com obras de artistas convidados, estão inseridas no Programa propostas de residência e de curadoria artísticas. Estão também previstas performances, palestras e instalações, além da manutenção de um site.

As arquitetas Ligia Nobre e Carol Tonetti, do grupo Mano Fato Mano, venceram o novo projeto curatorial por meio de um edital. “O que propomos é articular uma série de obras pertencentes ao acervo da Coleção de Arte da Cidade, que estão sob a guarda do CCSP”, diz Carol. Foram selecionados trabalhos de artistas como Antônio Lizárraga, Gladys Maldaun, Guto Lacaz, León Ferrari e Marcos Trancoso. Suas criações se contrapoem a outras concebidas pelos convidados Ciro Ghellere, Cláudio Bueno, Cristiano Rosa, entre outros. “Essa interação entre os itens que já pertenciam ao acervo e os novos vai permear os usos comuns do CCSP, suscitando a reflexão sobre vários aspectos da cidade, como manifestações coletivas e singulares em espaços públicos; conflitos de interesse e violência; condições precárias de trabalho e modos extremos de exploração humana”, conclui a curadora.  

Simultaneamente ao projeto de curadoria, os pisos Caio Graco e Flávio de Carvalho exibem mostras individuais de cinco dos artistas selecionados pela 3ª Mostra do Programa de Exposições 2014 entre os 670 inscritos deste ano. São eles Ana Mazzei, Bárbara Wagner e Benjamim de Burca, Henrique César e Vitor Mizael. Em paralelo, os convidados Martha Araújo, Rubens Mano e Thiago Bortolozzo expõem alguns de seus trabalhos mais recentes.

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. Abertura das duas exposições: dia 15, 15h (na 3ª Mostra do Programa de Exposições 2014, às 16h, ocorre visita guiada com os artistas e críticos e lançamento do catálogo de fotografia 2012/2013; em Mano Fato Mano, na sala Tarsila do Amaral, às 17h, ocorre um bate-papo com as curadoras e alguns dos artistas da exposição). De 16/11 a 22/2/2015. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis