Angela Maria, Wanderléa e Virgínia Rosa fazem shows gratuitos

Apresentações integram programação do Circuito São Paulo de Cultura em novembro


Bisneta de índia e filha de mineiros, Virgínia Rosa
faz uma homenagem a Mansueto


Por Gilberto de Nichile


Integrando a agenda do Circuito São Paulo de Cultura, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, três das mais significativas vozes da MPB, Angela Maria, Wanderléa e Virgínia Rosa, cantam, este mês, em vários palcos de São Paulo.

Angela Maria se apresenta no dia 14, às 20h, no Teatro Martins Penna, e no dia 23, às 19h, no Teatro Décio de Almeida Prado. Com o espetáculo “Angela em voz e violão”, a cantora vem percorrendo várias regiões do Brasil. Em seus 63 anos ininterruptos de carreira, esta é a primeira vez em que ela realiza um show no formato acústico (voz e violão). Acompanhada pelo violonista Ronaldo Rayol, Angela interpreta números de seu repertório clássico, como “Gente humilde”, de Chico Buarque, “Vida de bailarina”, de Chocolate e Américo Seixas, e “Lábios de mel”, de Valdir Rocha. Também integram o repertório regravações que estão em seu mais recente álbum, “Eu voltei”, entre as quais estão “O portão”, de Erasmo e Roberto Carlos, “Esse cara”, de Caetano Veloso e “Para você”, de Silvio César.

Já a musa da Jovem Guarda, a cantora Wanderléa, se apresenta dia 20, às 21h, no Teatro Décio de Almeida Prado, e no dia 21, às 18h, na Sala Olido. Considerada a rainha da Jovem Guarda e conhecida até hoje como Ternurinha, Wanderléa relembra os seus maiores sucessos, como “Prova de Fogo”, de Erasmo Carlos, “Ternura”, de Roberto e Erasmo Carlos e “Pare o casamento”, de Arthur Resnick e Kenny Young, além de muitas outras que embalaram as gerações das décadas de 60 e 70. Em seu show, a cantora é acompanhada por um quarteto de instrumentistas, liderado pelo guitarrista Lalo Califórnia.

No fim do mês, Vigínia Rosa faz seu show no dia 30, às 18h, na Sala Olido. Bisneta de índia e filha de mineiros, a cantora paulistana, nascida na Casa Verde, faz uma homenagem a Mansueto e outros “negões”, como ela mesma diz. Assim, além das composições “Mora na Filosofia”, “Me deixa em paz”, “Lamento de lavadeira”, “Faz escuro, mas eu canto” e outras, de Mansueto, Virgínia interpreta canções de Itamar Assumpção, Luiz Melodia, Jorge Ben, Geraldo Filme e Cartola.

Todos os shows têm entrada franca. Os ingressos podem ser retirados, um por pessoa, no local, a partir de uma hora antes das apresentações.

Serviço:

ANGELA MARIA
Show: “Angela em voz e violão”. Acompanhamento: Ronaldo Rayol (violão). 60 min.
Com 63 anos de carreira artística, a cantora apresenta em São Paulo o show que percorre o Brasil. No repertório, sucessos gravados por ela como “Gente humilde”, de Garoto, Chico Buarque Vinicius de Moraes, “Vida de bailarina”, de Américo Seixas e Dorival Silva, e “Essa cara”, de Caetano Veloso.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste | tel. 2295-0401. Dia 14, 20h
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste | tel. 3079-3438. Dia 23, 19h

WANDERLÉA
60 min.
Acompanhada por um quarteto liderado pelo guitarrista Lalo Califórnia, a cantora relembra sucessos seus como “Prova de fogo”, “Ternura” e “Pare o casamento”.
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste | tel. 3079-3438. Dia 20, 21h
| Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 21, 18h

VIRGINIA ROSA
Show: “Virginia Rosa canta Monsueto e outros negões”. 60 min.
A cantora homenageia Monsueto, autor de sambas clássicos como “Mora na filosofia” e “Me deixa em paz”, além de outros compositores negros da música brasileira, entre eles Itamar Assumpção e Luiz Melodia.
| Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 30, 18h