Exposição “Nordeste reinventado na imagem gravada” segue em cartaz no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Após temporada no Centro Cultural São Paulo, de julho a outubro deste ano, a exposição com curadoria de Bené Fonteles pode ser conferida no espaço na zona leste da cidade

Xilogravura "Banda Cabaçal", de José Lourenço, uma das obras 
que pode ser conferida na exposição


Depois de ficar em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a exposição “Nordeste Reinventado na Imagem Gravada”, com curadoria de Bené Fonteles, segue, a partir do próximo sábado, dia 8 de novembro, para o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. A mostra, que fica em cartaz até 11 de janeiro de 2015, traz cerca de 200 obras de xilogravura realizadas por 27 gravadores, entre eles Stênio Diniz, Gilvan Samico, José Lourenço e Francisco de Almeida. 

Fonteles é artista plástico, compositor, escritor e pesquisador especializado em xilogravura, método que ele estuda desde a década de 1980. Ele irá doar todo o seu acervo de “Xilogravura Nordestina – Trajetória e Evolução” para a Coleção de Arte da Cidade, sediada no CCSP. Em 2011, o curador expôs, no Memorial da Cultura Cearense, este acervo que agora chega a São Paulo inserido em uma mostra ainda mais ampla. Está presente na seleção de obras toda a riqueza estética e o universo cultural que marca esta forma de arte.  Em outubro deste ano, Fonteles lançou o catálogo da exposição no Centro Cultural São Paulo.

Além das xilogravuras, o visitante também poderá consultar um acervo de literatura de cordel ilustrado pelos xilógrafos e um atelier de xilogravura, com oficinas do gravador José Lourenço aberto ao público. 

Mais informaçõeshttp://www.nordestereinventado.com.br/

Serviço: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6.900, esquina com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes, Zona Leste. Tel. 2555-2840. Abertura: dia 8/11, 11h. Visitação: De 9 de novembro a 11 de janeiro de 2015. 3ª a sáb., das 10h às 22h. Grátis. Livre.