Projeto Música Livre apresenta “300 Anos de BaRock”, espetáculo com composições de Vivaldi

Apresentações acontecem nos dias 6, 13 e 27, no Centro Cultural São Paulo

Por Gabriel Fabri

Voltado especialmente às crianças das escolas públicas do município de São Paulo, o projeto Música Livre tem como objetivo sensibilizar as crianças para essa linguagem. Com o espetáculo “300 Anos de BaRock”, o Conjunto de Música Antiga da ECA-USP apresenta a música barroca com foco na obra do compositor italiano Antonio Vivaldi, autor de “As Quatro Estações” (1725). Os shows acontecem nos dias 3, 13 e 27 de novembro, no Centro Cultural São Paulo.

Para o produtor do projeto, Ernesto Ett, a música de Vivaldi tem tudo para conquistar novos admiradores. “Suas composições são vibrantes e cheias de energia, principalmente quando executadas por estes jovens profissionais que tocam em pé, como se fazia na época”, afirma, em referência aos músicos que tocam no projeto. As apresentações do Conjunto de Música Antiga da ECA-USP possuem um detalhe curioso: os instrumentos utilizados são réplicas dos que eram usados na época barroca. Assim, as crianças entram em contato com a origem de instrumentos atuais, como o violino. “Estes instrumentos históricos induzem uma interpretação que faz a música soar viva, interessante. Leigos e conhecedores, ninguém fica imune”, explica.
 
Ett afirma que o projeto quer que as crianças ampliem o seu repertório musical, entrando em contato com novas experiências com essa arte. “A beleza das melodias e a simplicidade harmônica presentes nesta música são uma porta de entrada para crianças e adultos no prazer de se ouvir outros sons”, conclui. 

Serviço: 7 a 12 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dias 6, 13 e 27, das 10h30 às 11h30. Grátis (não é necessário retirar ingresso; agendamento para grupos escolares pelo e-mail visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br).