Mostra reúne pela primeira vez filmes do artista pernambucano Paulo Bruscky

Exposição “Paulo Bruscky em movimento” traz os principais filmes do artista no CCSP durante o mês de novembro

"Aépta", de 1982, é um dos curta-metragens exibidos na exposição

Por Letícia Andrade

A exposição “Paulo Bruscky em movimento”, realizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a partir do dia 1º novembro, reúne pela primeira vez os principais filmes do artista pernambucano, explorando o vídeo e o Super 8. O evento contará com a presença de Bruscky, que participa de um bate-papo com o público, no dia 18, às 20h, ao lado de Dária Jaremtchuk, pesquisadora e organizadora do encontro.

O pernambucano Bruscky iniciou sua carreira na década de 1960, trabalhando com desenho, pintura e gravura, trilhando um caminho para uma obra de experimentação e compartilhamento, ou seja, da arte xerográfica, postal e videoarte. As obras do artista multimídia e poeta são vistas como pioneiras na arte conceitual no Brasil. Por meio delas, ele conseguiu manter intensa troca de correspondências com artistas internacionais durante o Regime Militar.

Segundo a pesquisadora em Artes Visuais Fabricia Jordão, uma das curadoras do evento, a realização da mostra foi possível graças à digitalização das películas produzidas em 1970 e 1980. “A exposição proporciona o contato com uma das primeiras experimentações fílmicas produzidas por artistas brasileiros, antes mesmo de se consolidar a categoria videoarte”, afirma. 
Ao todo, são 13 filmes exibidos, como “A grande marcha” e “Graffitis de New York”, realizados em 1982, no período em que o artista morou em Nova York, e outros como “Xeroxperformance” (1980) e “VT-8” (1980), os quais se destacam pela radicalidade experimental e amadurecimento estético com o Super 8 e o vídeo. A filmografia do artista reúne cerca de 30 produções. 
A mostra faz parte do projeto “Quasi Cinema de Paulo Bruscky”, realizado com apoio do PROAC. 


Serviço:  Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 1º a 30/11. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

* Confira a programação completa no site: 

http://www.desenhaaa.com/#!projetos/ctkd