Bibliotecas públicas promovem oficinas para estimular e aprimorar a escrita

“Voos Literários” e “Escrita Criativa – Exercício do olhar e da liberação da linguagem” têm novas turmas em novembro

Por Gabriel Fabri

Em novembro, oficinas de escrita abrem novas turmas nas bibliotecas públicas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Ministrada por Jorge Antônio Ribeiro da Silva, a oficina “Voos Literários” chega às bibliotecas Gilberto Freyre, na Zona Leste, e Nuto Sant’Anna, na Zona Norte. Já “Escrita Criativa – Exercício do olhar e da liberação da linguagem”, ministrada por Dionizio Bueno, ganha uma nova turma na Álvaro Guerra, na Zona Oeste. 

Bueno explica que o seu curso, realizado ao longo de seis encontros, trabalha com a questão da observação do mundo dos participantes. “O objetivo é promover um descondicionamento do olhar do participante, para melhorar sua produção de textos”, declara. São trabalhados dois tipos de exercícios: os de liberação da linguagem e do pensamento, com base nos métodos de produção dos artistas surrealistas do começo do século XX, como a livre associação de ideias; e atividades lúdicas, na área externa da biblioteca. A nova turma começa no dia 5. 

Analisando importantes artistas brasileiros, entre eles romancistas, compositores e poetas, a oficina de escrita “Voos Literários” pretende aprimorar a escrita o senso crítico dos participantes em três encontros gratuitos. As atividades envolvem leitura, produção e crítica de textos dos mais diversos gêneros. Logo no primeiro encontro, o participante já é desafiado a escrever um conto para apresentar aos outros alunos na semana seguinte, incentivando a criatividade e a habilidade para escrever e falar em público. “Procuramos também, por meio das aulas, desenvolver o senso crítico dos participantes para que eles possam evoluir no trabalho de criação”, esclarece o coordenador da oficina, Jorge Antonio Ribeiro da Silva. O curso tem início no dia 11, na Gilberto Freyre, e no dia 12, na Nuto Sant’Anna. 

Serviço: | Escrita Criativa: Livre. 25 vagas. Biblioteca Pública Álvaro Guerra. R. Pedroso de Moraes, 1.919, Pinheiros. Zona Oeste. | tel. 3031-7784. De 5/11 a 10/12. 4ª, 14h. Livre. 180 min. Grátis

| Voos Literários: +15 anos. 20 vagas por biblioteca. Biblioteca Pública Gilberto Freyre. R. José Joaquim, 290, Sapopemba. Zona Leste. | tel. 2143-1811 e 2227-2453. De 11 a 25. 3ª, 14h. Biblioteca Pública Nuto Sant’Anna. Pça Tenório Aguiar, 32, Santana. Zona Norte. | tel. 2973-0072. De 12 a 26. 4ª, 14h. Grátis