Espetáculo “Usufruto” integra programação do Circuito São Paulo de Cultura

Atriz Lúcia Veríssimo encena texto autoral nos teatros Alfredo Mesquita e Cacilda Becker


Dirigida por José Possi Neto, história levou cinco anos para sair do papel
e chegar aos palcos


Por Letícia Andrade


Inspirado nas inquietações da atriz Lúcia Veríssimo, entra em cartaz na programação do Circuito São Paulo de Cultura, em dois teatros, Alfredo Mesquita e Cacilda Becker, o espetáculo “Usufruto”. Foram cinco anos para a história sair do papel e chegar aos palcos.

A ideia surgiu durante as gravações da novela “América” (2005). Formada em jornalismo, Lúcia sempre escreveu reflexões sobre os mais variados assuntos, mas só pensou na dramaturgia nesta época, depois de sugestões de pessoas próximas.

A encenação, dirigida por José Possi Neto, transcorre dentro de um apartamento à venda. Nele se encontram uma mulher de 50 anos, sedutora e atraente (Lúcia) e um jovem arquiteto sonhador e promissor (Fabio Rhoden). Como os dois estão interessados na compra do imóvel, ela propõe um jogo da verdade, no qual o perdedor desiste.

Para a atriz, encenar seu próprio texto foi um processo de adaptação entre o que tinha imaginado quando escrevia com o que deveria ser interpretado. “É um enorme prazer passear por seus próprios sentimentos. Entregar a direção ao Possi me deu a liberdade de entender a personagem vista de fora, por um outro ponto de vista”, afirma Lúcia.

Na trama, o casal discute questões como amor e ética, conduzindo o enredo a um final surpreendente.

Serviço: 80 min. +14 anos.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. Tel. 2221-3657. Dia 1º, 21h. Dia 2, 19h;
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 7 a 9. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h.
80 min. +14 anos. Grátis (retirar ingresso, até um par por pessoa, a partir de uma hora antes)