“Um dia ouvi a Lua” recria narrativas de canções caipiras tradicionais

Peça é apresentada no Centro Cultural da Penha, nos dias 8 e 9


Espetáculo narra a busca de três mulheres pelo amor verdadeiro
por meio de uma abordagem feminina


Por Gabriel Fabri


Inspirada em três canções caipiras das décadas de 1950 e 1960, gravadas pela dupla Tonico & Tinoco, “Um dia ouvi a Lua”, da Cia. Teatro da Cidade, subverte a narrativa dessas músicas ao retratá-las por meio de outro olhar: o feminino. Com direção de Eduardo Moreira, a peça é apresentada nos dias 8 e 9, no Centro Cultural da Penha.

O espetáculo narra a busca de três mulheres pelo amor verdadeiro, partindo da letra das canções “Adeus, Morena, Adeus”, “Cabocla Tereza” e “Rio Pequeno”. Narradas originalmente do ponto de vista de um personagem masculino, as histórias são retratadas na peça pela perspectiva das mulheres sobre as quais discorrem as canções. Assim, se “Adeus, Morena, Adeus” fala sobre um homem que conhece uma moça em uma festa de São João e depois a abandona na estação de trem, em “Um Dia Ouvi a Lua” vemos o retorno dessa moça à estação, na esperança de reencontrá-lo.  

Moreira explica que faz uma inversão do que acontece tradicionalmente na música caipira, que é retratar a mulher por meio de uma visão masculina e conservadora. “Acho que tal subversão cria um estranhamento que dá força e potência ao aspecto teatral do espetáculo”, opina o diretor.

As músicas que inspiraram a peça foram escolhidas por serem muito conhecidas. “São também três canções das mais expressivas do autêntico universo caipira”, declara Moreira. Elementos dessas obras, como o melodrama, a violência contra a mulher e as emoções exacerbadas, estão presentes no espetáculo.

Serviço: | Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Dia 8, 20h. Dia 9, 19h