Cine Caixa Belas Artes recebe conselho para preservação do seu patrimônio cultural

Grupo será composto por amigos e apoiadores do espaço. Ato foi marcado por homenagem aos mobilizadores da ação, que impediu o fechamento deste tradicional cinema de rua

Três meses após a sua reabertura, o tradicional cinema, localizado na Rua da Consolação, 2.423, região central, recebeu neste domingo (19) o Conselho dos Amigos do Cine Caixa Belas Artes. O grupo, composto inicialmente por 15 pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, tem o objetivo de preservar o patrimônio cultural do local, além de contribuir para a fomentação da política pública de cultura do cinema na cidade.

"A instalação deste conselho era uma das principais diretrizes e ideias do Movimento Belas Artes. Que o Belas Artes, após ser retomado, tivesse um conselho que possa participar para manter sua mobilização e também ajudar o cinema a projetar programações e sinalizar os caminhos para a sua retomada”, explicou o secretário municipal de Cultura, Alfredo Manevy.

O ato de hoje também foi marcado por uma homenagem ao mutirão de cidadania, que durante os três anos que o cinema ficou fechado foi responsável pela mobilização de mais de 120 mil pessoas.

“O Movimento Belas Artes desde o momento que o cinema fechou, foi fundamental para que esse cinema permanecesse na mídia, permanecesse na pauta política da cidade de São Paulo e foi, com certeza, protagonista nesse processo”, destacou o gestor do Cine Caixa Belas Artes, André Sturm.

Cine Caixa Belas Artes
O Cine Belas Artes foi reinaugurado no dia 19 de julho, mais de três anos depois de ser fechado. Localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, o espaço foi reformado e passou a chamar Cine Caixa Belas Artes, já que sua operação está sendo patrocinada pela Caixa Econômica Federal. No processo de reabertura, a Prefeitura foi responsável pela articulação da parceria entre patrocinador, proprietário e exibidor. Saiba Mais

“A reabertura deste espaço mostra a vocação que a população de São Paulo tem para recuperar a ocupação da sua cidade”, disse o presidente da Associação Paulista dos Cineastas, Sérgio Rosizenblit.

Composição do Conselho:
- Alcides Amazonas (subprefeito da Sé);
- Alfredo Manevy (secretário municipal de Cultura);
- André Sturm (cineasta);
- Beto Gonçalves (Movimento Belas Artes);
- Eduardo Suplicy (senador);
- Eliane Manfré (Movimento Belas Artes);
- Eliseu Gabriel (vereador);
- Facundo Guerra (empresário e gestor do Clube Riviera);
- Juca Ferreira (secretário municipal de Cultura licenciado);
- Nabil Bonduki (vereador);
- Nádia Somekh (diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio - Histórico, Cultura e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp);
- Renata de Almeida (curadora da Mostra Internacional de Cinema);
- Roberto Moreira (cineasta e roteirista);
- Rubens Ewald (cineasta);
- Sônia Regina (Caixa Econômica Federal).

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação| Prefeitura de São Paulo.