Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos são temas de exposição no Arquivo Histórico de São Paulo

Mostra dedicada à arquitetura remonta à história da Escola Normal e pode ser vista até 29 de novembro


O arquiteto Ramos de Azevedo projetou o edifício
que abrigaria a Escola Normal



O Arquivo Histórico de São Paulo recebe, até dia 29 de novembro, a exposição “Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos”. Com curadoria da arquiteta, pesquisadora e ex-aluna da Escola, Patrícia Golombek, a mostra reúne um conjunto de itens originais da “Escola Normal”, instituição pioneira de formação de professores no estado de São Paulo, que abrigou a primeira Escola Modelo e o primeiro jardim de infância em escola pública do Brasil.

A Escola Normal tem origem em 1846, mas apenas em 1894 é inaugurado, na Praça da República, o edifício projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Na década de 1930, o médico e educador Antônio Caetano de Campos, responsável pela reforma do ensino público paulista no final do século XIX, foi homenageado com o nome dado à Escola Normal: Instituto Caetano de Campos.

A mostra traz o mobiliário original da escola como carteiras escolares do final do século XIX ao início do século XX, materiais didáticos antigos e documentários. Também podem ser vistos modelos de uniformes usados na durante o século XX e uma maquete física de todo o complexo escolar, ambos reproduzidos em parceria com o Senac. O público pode ainda conferir a reconstrução virtual da Escola Normal e do prédio do Jardim da Infância que funcionava nos fundos do colégio, demolido ao final dos anos 30 para dar continuidade à Avenida São Luís, e a reconstituição da carteira escolar que Ramos de Azevedo projetou e que nunca saiu do papel, considerada o primeiro móvel de design projetado por um brasileiro.

O edifício do Arquivo Histórico que abriga a exposição, também projetado pelo escritório Ramos de Azevedo, foi construído para receber os alunos do curso de “Eletricidade”, da Escola Politécnica e permite que o visitante conheça de perto um exemplar de arquitetura escolar da década de 1920.

Serviço: Arquivo Histórico de São Paulo. Praça Coronel Fernando Prestes, 152 – Luz (próximo ao metrô Tiradentes). Tel: 3396-6025/3396-6059. Até dia 29/11. Seg. a sáb., das 9h às 17h. Grátis