Prefeitura de São Paulo dialoga com coletivos culturais da zona leste da cidade

Prefeito Fernando Haddad levou equipe para ouvir principais demandas e debater projetos que possam ser implantados na área cultural

O prefeito Fernando Haddad debateu os projetos e as 
principais demandas dos coletivos culturais da zona leste da cidade

Na noite desta terça-feira (7), o prefeito Fernando Haddad se encontrou com grupos de coletivos de cultura para ouvir as principais demandas e debater projetos para a zona leste da cidade.  O encontro, que aconteceu no Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes, no Tatuapé, teve a presença dos secretários municipais de Cultura, Alfredo Manevy, e Governo, Chico Macena, além do subprefeito da Mooca, Evando Reis.

 “O que a gente vem buscar aqui é subsídio para cada vez acertar mais e tentar conduzir melhor as políticas culturais da cidade, somando forças. Compartilhar com vocês as nossas angústias e as nossas preocupações, que são grandes nessa cidade”, disse o prefeito Fernando Haddad.

Por mais de três horas, Haddad ouviu as principais ideias e críticas, principalmente voltadas à gestão de equipamentos culturais na cidade. Ele apontou como um dos grandes desafios o de estabelecer políticas de estado duradouras, citando como exemplo a criação do Plano Diretor Estratégico.

Durante o evento, Manevy lembrou ações implantadas pela secretaria para a disseminação da cultura pela cidade, como a gestão compartilhada dos CEUs, o programa VAI 2, a criação da SP Cine e a volta das Casas de Cultura para a gestão da secretaria após estarem sob gestão das subprefeituras por mais de dez anos.

“Nós viemos aqui não apenas para debater, mas principalmente para encaminhar questões e aprofundar diálogos que são essenciais para as políticas colocadas, junto com novos desafios. Eu acho positivo reconhecer que decretos, como a questão das Casas de Cultura, são vitória coletiva da área cultural”, disse Manevy.

Este foi o segundo bate-papo que a equipe da prefeitura realizou com os coletivos. Em agosto deste ano o prefeito esteve no Campo Limpo, zona sul, para conversar com grupos do extremo sul da cidade.

“Eu achava que o prefeito nem se importava com isso e hoje vejo que realmente ele está preocupado. Ele veio e ouviu todos os grupos presentes, o pessoal do hip hop, da dança de rua, os ciganos, o pessoal do Candomblé. Isso também é muito importante para o desenvolvimento das pessoas que moram aqui. A cultura é muito importante na vida das pessoas”, disse Dirce dos Santos, moradora do Itaim Paulista.

+ Secretaria Municipal de Cultura responde a questionamentos de cidadãos e coletivos culturais das periferias

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de São Paulo