Livro censurado de Loyola Brandão inspira mostra na Biblioteca Mário de Andrade

Exposição “Zero: 40 anos – A aventura libertária de Ignácio de Loyola Brandão” traz 28 painéis e material audiovisual a partir do dia 20


Na abertura da exposição, Ignácio de Loyola Brandão participa de debate

Por Letícia Andrade


Enquanto trabalhava no jornal Última Hora, durante o regime militar, o escritor Ignácio de Loyola Brandão começou a guardar todas as matérias censuradas na época. A partir desses recortes surgiu o romance “Zero”, publicado originalmente na Itália, em 1974, depois de ter sido recusado por 13 editoras brasileiras. Por aqui, a obra só foi liberada em 1979. Completados 40 anos de sua primeira edição, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) recebe, entre os dias 20 de outubro e 1º de novembro, a mostra “Zero: 40 anos - A aventura libertária de Ignácio de Loyola Brandão”. A exposição conta com 28 painéis e material audiovisual.

O autor nasceu na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, e já morou na Alemanha e Itália. Aos 20 anos, mudou-se para a capital paulista e iniciou sua carreira como jornalista no jornal Última Hora, onde ficou até os 30 anos. Loyola passou por inúmeros veículos de imprensa, estreando como escritor em 1965 com o livro de contos “Depois do Sol”. Hoje, aos 78 anos, é cronista do jornal O Estado de S. Paulo, tem mais de 30 livros publicados, alguns deles adaptados para o teatro e balé e traduzidos para o inglês, espanhol, alemão, entre outros idiomas.

Segundo seu editor há mais de 30 anos, Luiz Alves, o autor foi escolhido para protagonizar a exposição pela relevância de suas obras, que conseguem transitar entre um vasto público graças a sua versatilidade e atualidade. “Trata-se de uma oportunidade de viajar no tempo a partir de sua trajetória, descobrindo o quanto ele esteve envolvido em diversas transformações culturais, sociais e políticas nas últimas décadas”. Na abertura da exposição, dia 20, às 19h, o auditório da BMA recebe Loyola e seu editor para um bate-papo.

A mostra funciona como uma espécie de pré-estreia para a Festa Literária de Aquiraz (FLAQ), no Ceará, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, em Fortaleza.

Serviço: | Biblioteca Mário de Andrade – auditório. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3256-5270 e 3241-4384. Abertura e debate. Dia 20, 19h. Até dia 1º/11. 2ª a 6ª, das 10h às 18h. Sáb., das 10h às 17h. Grátis