Projeto no CCJ realiza sessões de cinema para discutir filosofia

Encontros acontecem nos dias 8 e 22 de outubro e são seguidos de debate com o educador Rafael Torres


"Mary and Max", de Adam Elliot, explora amizade,
autismo, alcoolismo e obesidade

Por Letícia Andrade


O Centro Cultural da Juventude (CCJ) promove o projeto “Filosofia e Cinema - Nas Suas Múltiplas Linguagens”, projeto permanente que discute filosofia a partir da exibição de longas-metragens. No mês de outubro, os encontros acontecem nos dias 8 22, a partir das 15h e, após exibição dos filmes, haverá um debate com o educador Rafael Torres, do Polo de Produção Cultural e Desenvolvimento Social Monte Zion.

No dia 8, são exibidos o documentário “A Carne é Fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa, e o filme “Mary and Max”, de Adam Elliot. Já no dia 22, estão na programação o documentário “Terráqueos”, de Shaun Monson, e o filme “Freud, Além da Alma”, de John Huston.

Os documentários tratam da dependência humana em relação aos animais, e os impactos que essa exploração desmedida pode provocar. O filme “Mary and Max” é baseado na história real da australiana Mary Daisy Dinkle, oito anos, que sofre problemas de rejeição na escola, e ainda enfrenta uma mãe alcoólatra.  Já o filme “Freud, Além da Alma” é uma biografia do pai da psicanálise, Sigmund Freud. O debate é baseado na temática abordada nos longas-metragens, visando discutir e difundir informalmente o conhecimento filosófico, por meio de análises de diferentes temas, como ética, sociedade, religião, entre outros.

“O mais importante é construir ações no aspecto da gestão democrática entre a união com a comunidade e os órgãos públicos”, afirma Torres, a respeito do projeto, criado dentro da programação do Polo de Produção Cultural e Desenvolvimento Social Monte Zion, e concebido por meio de pesquisas e estudos desenvolvidos há mais de cinco anos. Os encontros acontecem desde maio deste ano com término previsto para dezembro.

Serviço: Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dias 8 e 22, das 15h às 21h. Grátis.

*Confira a programação completa:

A CARNE É FRACA
(Brasil, 2004, 54 min). Dir.: Denise Gonçalves. Livre.
Documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa a fim de provocar uma reflexão sobre as consequências do consumo da carne, sejam elas ambientais, sociais ou questões que envolvem a saúde humana e direitos animais.
MARY AND MAX
(Austrália, 2009, 92 min). Dir.: Adam Elliot. +12 anos.
O filme é uma viagem que explora amizade, autismo, alcoolismo, obesidade, diferenças religiosas, entre outros temas.
| Exibições seguidas. Dia 8, das 15h às 21h

TERRÁQUEOS
(Earthlings, EUA, 2005, 95 min). Dir.: Shaun Monson. Com Joaquin Phoenix e outros. Livre.
Documentário sobre a dependência da humanidade em relação aos animais para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico, e o desrespeito em relação a eles.
FREUD-ALÉM DA ALMA
(Freud, 1962, 139 min). Dir.: John Huston. Com Montgomery Clift e outros. +16 anos.
Contrariando seus colegas, que acreditavam que histeria era fingimento, Freud começa a tratar da doença por meio da técnica de hipnose, que viria a se tornar mais tarde uma prática no tratamento psiquiátrico.
| Exibições seguidas. Dia 22, das 15h às 21h