Cine Circo Comentado exibe “Santa Sangre”, de Alejandro Jodorowsky

Sessão acontece dia 8, no Cine Olido, e é seguida de debate com Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli

Por Gabriel Fabri

Parceria do Centro de Memória do Circo com o Cine Olido, o Cine Circo Comentado traz todo mês um filme diferente para ser debatido com artistas de teatro e de circo. Em outubro, é exibido o longa-metragem “Santa Sangre”, de Alejandro Jodorowsky, seguido de debate com Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli. A atividade acontece dia 8, a partir das 18h30. Antes da exibição de “Santa Sangre”, são exibidos outros dois filmes, ambos do mesmo diretor: “Montanha Sagrada”, às 15h, e “Fando y Lis”, às 17h.

O ator Luciano Chirolli explica que a obra de Jodorowsky, cineasta chileno criador do Teatro do Pânico, se destaca pela mistura de estilos. “O humor e o terror caminham juntos na estética do filme”, diz. Segundo ele, isso é decorrente de uma grande inspiração na arte circense, marcada pela comédia dos palhaços e o horror relacionado aos animais selvagens e a números como o do atirador de facas. Não à toa, “Santa Sangre” se passa dentro de um circo. “Toda tragédia circense é usada como uma metáfora para a tragédia daquela personagem”, comenta Chirolli, a respeito do conteúdo metafórico do filme.

Luciano é ator de teatro, cinema e televisão. Recentemente, esteve em cartaz com a peça “Gotas D'água sobre Pedras Escaldantes”, com direção de Rafael Gomes. Já Maria Alice é atriz, diretora e fundadora do Grupo de Teatro do Ornitorrinco. Atuou na montagem histórica de “O Rei da Vela”, dirigida por José Celso Martinez Correa, no Teatro Oficina.

Serviço: Galeria Olido – Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 8. Grátis. Livre.

Confira a programação completa:

MONTANHA SAGRADA
(The Holy Mountain, 1973, 110 min). Alejandro Jodorowsky. Com Horacio Salinas, Alejandro Jodorowsy e outros.
Ladrão que se parece com Jesus perambula por estranhos cenários repletos de símbolos religiosos e pagãos. Um guia espiritual o apresenta a sete pessoas, cada uma representante de um planeta do sistema solar, e todos seguem rumo à Montanha Sagrada.
| Dia 8, 15h

FANDO Y LIS
(1968, 90 min). Dir.: Alejandro Jodorowsky. Com Sergio Klainer, Diana Mariscal e outros.
Fando namora Lis, garota parcialmente paralisada. Ambos viajam por cidades, desertos, montanhas e memórias, buscando encontrar a cidade encantada de Tar.
| Dia 8, 17h

SANTA SANGRE
(Holy Blood, 1989, 123 min). Dir.: Alejandro Jodorowsky. Com Axel Jodorowsky, Blanca Guerra, Adan Jodorowsky e outros.
História de Fenix, menino que cresceu em um circo e, após assistir a uma série de situações absurdas e traumatizantes, é internado em um hospício. Após sua recuperação, já adulto, ele se reúne com a mãe, formando uma parceria artística bizarra.
| Dia 8, 18h30