Coisinha convida crianças a interagir em show

Projeto dos músicos China e Lula Lira, banda se apresenta na Praça Roosevelt, no Décio de Almeida Prado e na Sala Olido


Brincadeiras como Morto Vivo e Boca de Forno fazem parte do show

Por Lidyanne Aquino


“Criança não gosta e nem deve ficar quieta, tem que participar mesmo!”, declara o músico China ao falar sobre seu projeto voltado ao público infantil, intitulado “Coisinha”. O show, gratuito, comemora o mês das crianças e chega a três espaços, integrando o Circuito São Paulo de Cultura: Praça Roosevelt (dia 4), Teatro Décio de Almeida Prado (dia 5) e Sala Olido (dia 12).

Ao aprimorar sua ideia, China convidou Lula Lira (filha de Chico Science, com quem divide os vocais) e músicos integrantes da banda Mombojó. O plano inicial era quebrar a barreira entre artista e público. Para isso, procuram estabelecer um ambiente no qual as crianças possam ficar à vontade e interagir, participando das diversas brincadeiras propostas, como Morto Vivo e Boca de Forno, e cantando com a banda. Até mesmo os cenários são alvo dessa integração, pois, para dar um toque especial à decoração, tintas e pincéis ficam à disposição para que as próprias crianças pintem as telas. Enquanto isso, o fundo do palco projeta diversas imagens de desenhos.

O repertório do show foi pensado em conjunto. “Todos os integrantes da banda tinham alguma música predileta da sua época de infância”, explica China. Faixas como “Banho é bom”, de Hélio Ziskind (eternizada pela série Castelo Rá-Tim-Bum), “Samba Lelê” e “Sapo Cururu”, ambas de domínio público, também devem tocar a memória dos pais. Junto a estas, aparecem composições de Toquinho, como “O pato pateta” e “A casa”, essa última feita em parceria com Vinicius de Moraes, e criações autorais dos músicos, como “Anti-herói”, de China, e “Papapa”, de Felipe Souza Albuquerque (do Mombojó).

O projeto já fez parte da programação do Sesc Pompeia e do Festival Lollapalooza neste ano. “Acho que é uma oportunidade bacana de levarmos essas canções para as novas gerações”, declara China, que se mostra animado com as apresentações. “É um show para a família inteira e espero que todos se divirtam bastante.”

Serviço: | Praça Roosevelt. Praça Franklin Roosevelt, s/n, Consolação - Centro. Dia 4, 12h

| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste. | tel. 3079-3438. Dia 5, 17h

| Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 12, 11h. Grátis (nos locais fechados, deve-se retirar ingresso, um por pessoa, uma hora antes)