Banda Paralela se apresenta no Circuito São Paulo de Cultura

Praça Roosevelt, Parque Ibirapuera e Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes recebem o grupo em outubro


Banda resgata tradições das bandinhas de coreto (Foto: Dani Gurgel)


Por Gabriel Fabri


Há mais de 20 anos, um grupo de músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se uniu para papear em um bar, durante uma viagem ao interior do estado. Na ocasião, os artistas começaram a tocar seus instrumentos, despretensiosamente. Esse encontro informal se transformou numa verdadeira festa com a população local e serviu como inspiração para ser formada a Banda Paralela.

O grupo, que visa resgatar as tradições das bandinhas de coreto, se apresenta em outubro no Circuito São Paulo de Cultura. No dia 4, o show acontece na Praça Roosevelt; no dia 11, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes; e no dia 12, no entorno do Auditório do Ibirapuera.

Formado por cinco sopros e duas percussões, a banda mostra que a música instrumental pode ser um divertido entretenimento. “Não se espante quando o show se transformar em um grande karaokê. Cante junto!”, avisa Tiago Sormani, um dos integrantes do grupo. Para ele, a descontração é a característica mais marcante das apresentações.

O repertório dos shows costuma ser bastante eclético: da sinfonia de Strauss, “Assim Falou Zarathustra”, imortalizada no filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, dirigido por Stanley Kubrick, até os hits do momento, como a canção “Get Lucky”, parceria do Daft Punk com Pharrell Williams. E as canções que não podem faltar nas festas, como “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, e “Esperando na Janela”, do Gilberto Gil.

Em novembro, a diversão com a Banda Paralela continua. No dia 5, eles se apresentam na Biblioteca Hans Christian Andersen e no dia 12, na Biblioteca Érico Veríssimo.

Serviço: Circuito São Paulo de Cultura. Diversos Espaços.

| Praça Roosevelt. Centro. Dia 4, das 12h às 16h
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840.  Dia 11, das 13h às 17h
| Parque Ibirapuera (itinerante, em volta do Auditório Ibirapuera). Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3, Ibirapuera. Zona Sul.  Dia 12, das 14h às 15h