Circuito São Paulo de Cultura e São Paulo Carinhosa abrem o Mês da Criança com programação especial na Praça Roosevelt

Atividades gratuitas acontecem dia 4 de outubro e trazem shows Pato Fu e Grupo Giramundo, além de divertidas oficinas culturais e apresentações de teatro e circo


No dia 4 de outubro, a Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, se transforma em uma grande festa para dar início às atividades que celebram o Mês da Criança. A programação integra o Circuito São Paulo de Cultura, programa de circulação de Programação da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a São Paulo Carinhosa, programa da Prefeitura de São Paulo com foco na primeira infância. Com programação variada, ao longo de todo o dia, as crianças e seus pais poderão assistir a shows musicais, apresentações teatrais e participar de atividades como contação de histórias, oficinas de grafitti, animação, brincadeiras e dança.

A Cia. PiA FraUs apresenta, às 11h, o espetáculo “Gigantes de Ar”,  inspirado em atrações e animais de circo-teatro, em que bonecos infláveis gigantes, como um elefante de 5 metros de altura, tomam a cena.


Às 15h, haverá um cortejo de carnaval com o Bloco Bebê. Nascido no carnaval de 2013, sob coordenação da bailarina e coreógrafa Tatiana Tardioli, o bloco toca canções infantis dançantes da cultura popular, ao som de timbres especialmente escolhidos para agradar os ouvidos sensíveis dos bebês. A ideia é promover uma apresentação itinerante, em que mães e pais tocarão carregando seus bebês em “slings”, suporte para carregar bebês.


No palco principal, às 17h, a banda Pato Fu e o Grupo Giramundo apresentam o show “Música de Brinquedo”, disco gravado em 2009 que traz canções feitas com instrumentos de brinquedo, como cornetas de plásticos e tecladinhos eletrônicos, mesclados com instrumentos ligados à musicalização infantil, como flauta, xilofone e escaleta.


Durante todo o dia, o Mamusca - novo conceito de vivência familiar, criado sob a perspectiva de ser um lugar para toda a família brincar junta - promove oficinas temáticas para crianças de todas as idades. Entre as atividades, estão as oficinas de Sensações, para bebês até 36 meses, de Grafite, para crianças de 3 a 12 anos e de Animação e Sucata em Movimento, para crianças de 7 a 10 anos


Também integram a programação a banda Coisinha, às 12h, com show infantil idealizado pelo cantor e compostor China, em parceria com Lula Lira e os integrantes da banda Mombojó; intervenções musicais, com a Banda Paralela; contações de história com Kiara Terra; o espetáculo “Acuda Benedito”, da Abbacircus, entre outras. Todas as atividades são gratuitas.


Circuito São Paulo de Cultura e São Paulo Carinhosa

O Circuito São Paulo de Cultura é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura que propõe uma nova política de programação cultural que integre todas as regiões de São Paulo, buscando incentivar o diálogo entre as culturais centrais e periféricas, descentralizando a programação cultural de música, dança, teatro, circo e atividades para o público infantil. Já o Programa São Paulo Carinhosa, da Prefeitura de São Paulo, visa articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas por diversas secretarias municipais para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos de idade.

Confira a programação completa


PROGRAMAÇÃO INFANTIL – ESPECIAL MÊS DA CRIANÇA

PRAÇA ROOSEVELT | DIA 4 | Grátis
Parceria da Secretaria Municipal de Cultural, por meio do Circuito São Paulo de Cultura e São Paulo Carinhosa.

Música


CIRANDANDO NO QUINTAL
Edi Holanda e Cirandando no quintal, (intervenção musical). Voz, Violão, Escaleta, Efeitos Sonoros e Flauta transversal: Edí Holanda – Flauta Transversal e Backing Vocal: Jennifer Vendimiatti - Acordeon, Teclado, Pandeiro e Backing Vocal: Jacqueline Oshima Bateria: Ricardo Patress -Guitarras, contra baixo e efeitos: Jorge Yoo.
Repertório lúdico e interativo para o público brincar ao som dos instrumentos musicais. Os artistas entoam belas músicas do cancioneiro infantil e também composições próprias. Pais e filhos interagem com a apresentação, para juntos desenharem o universo imaginativo proposto pelo espetáculo que será tomado pelo ambiente lúdico do número. O público é convidado a cantar e criar ritmos com palmas, pés e voz.
| Itinerante, 10h às 13h 

COISINHA

Show infantil idealizado por China, que divide os vocais com Lula Lira, Felipe S. e os demais membros do Mombojó. Eles revisitam o cancioneiro infantil, buscando nas suas próprias lembranças canções de Vinicius de Moraes, Toquinho, Trem da alegria, Trio esperança, balão mágico e músicas que fazem parte da cultura popular.
| Palco Principal, 12h         

BANDA PARALELA
Show “Intervenções Musicais”.
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido.
| Itinerante, 14h       

PISTINHA
DJ´s Camilo Rocha e InFernão.
Na Pistinha pode rolar Mutantes ou Michael Jackson. Rock new wave ou pop de 2013. Aquela famosa do Daft Punk, seguida daquela incrível do Tim Maia. E depois mais música brasileira, e depois disco music e aí uma cumbia calorenta. A Pistinha prepara sempre um ambiente customizado para embalar a festa, com cenografia e decoração.   
| Praça Roosevelt, 14h às 17h     

BLOCO BEBÊ
Direção: Tatiana Tardiolli, Vocal: Isadora Canto, Músicos: Rafael Ferrari, Rodrigo Reis, Kiko Medici , Thiago Pitiá, Manoel  Trindade
O diferencial musical do bloco está em instrumentos com timbres especialmente escolhidos para agradar aos ouvidos sensíveis dos bebês mantendo uma sonoridade divertida e suave e músicas que agradem também aos pais. O público é convidado à dançar, conduzido por Tatiana Tardioli . O Bloco tem uma peculiaridade: é um grupo de artistas no qual a maioria dos músicos convidados é de mães e pais recentes, que tocarão carregando seus bebês em “slings” e trará um corpo de dança de mães e bebês que fará uma participação especial nos shows.
| Itinerante, 15h       

PATO FU E GIRAMUNDO
Show “Música de Brinquedo”
A banda Pato Fu e o Grupo Giramundo apresentam o show “Música de Brinquedo”, disco gravado em 2009, que traz canções feitas com instrumentos de brinquedo, como cornetas de plásticos e tecladinhos eletrônicos, mesclados com instrumentos ligados à musicalização infantil, como flauta, xilofone e escaleta.
| Palco Principal, 17h         

Teatro

DRIVE-THRU INFANTIL
Teatro Enlatado. Dramaturgia e Direção: Teatro Enlatado
Elenco: Fernanda Mandagará, Maíra de Grandi e Mariana Mantovani
Drive-Thru é uma intervenção performática teatral nômade que propõe a utilização de espaços físicos alternativos, tais como: calçadas, praças e grandes salões; deslocando o ambiente e a ação de ir ao teatro. A semelhança com as redes de fast-food, tão incorporadas ao universo infantil, torna a experiência lúdica e divertida!
| Praça Roosevelt, 10h às 12h

GIGANTES DE AR
Cia Pia Fraus. Direção: Carla Candiotto e Pia Fraus. Elenco: Beto Andretta, Cosmai, Filipe Bregantin e Marina.
Este espetáculo de rua é uma reunião de “sketches”, inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, onde se reúnem palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense. Um elefante azul de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus, são algumas das atrações do espetáculo “Gigantes de Ar”, que é um verdadeiro “circo“ a céu aberto.
| Praça Roosevelt, 11h       

CONTO EM LETRAS
Trupe Pé de Histórias. Músicos/atores: Tucci Fattore, Naya Sá, Zé Leônidas, Renato Maciel, João Furtado, Luiz Santiago, Cimara Fróis, Gabriel Hernandes e Renato Comm.
Conto em Letras, um conto onde a menina Nina, junto de seu amigo Mané Pipoca, mergulham no mundo dos livros e letras, fazendo referência a assimilação do letramento; da compreensão de como as letras formam palavras, as palavras formam textos, textos fazem história e as histórias contam o que a imaginação quiser. É um mundo sem limites. Voltado para crianças até sete anos, o espetáculo busca encantar e conquistar o gosto das crianças para a prática da leitura, da imaginação e da fantasia.
| Área do Espaço de Brincar Mamusca, 12h      

ACUDA BENEDITO

Abbacircus. Roteiro/Direção/Concepção musical: Francisco Lcl Rolim. Cenografia / Figurinos: Patrícia Htr Lemos. Elenco: Patrícia Htr Lemos e Francisco Lcl Rolim, David Bonilha e Namassê
O espetáculo apresenta uma cenografia sofisticada onde uma lona circense é utilizada de várias formas, surpreendendo com seus truques inusitados: Gelo seco, luzes, som, bonecão de Olinda, mamulengo, malabares e equilibristas que se revezam na função. Nesta curiosa montagem manteve-se a estrutura funcional do mamulengo: Diálogos, cenas, bonecos e estórias. Tudo minuciosamente recheado de técnicas tão modernas quanto sofisticadas que revelam um novo tempero: O circo.
| Praça Roosevelt, 13h

INTERAÇÕES DE PALHAÇO
Chico Ribas.
Há tempos vem se trabalhando a linguagem do palhaço em ambientes que não são o picadeiro. O palhaço foi para os hospitais, os parques, os aeroportos e tantos outros lugares com o intuito de se relacionar e transformar o lugar e as pessoas que cruzarem o seu caminho. Para isso, além da linguagem do palhaço, é utilizada a linguagem da improvisação para se estabelecer uma relação com o outro. E a brincadeira é essa.
| Itinerante, 15h às 17h      

ACADEMIA DE PALHAÇOS APRESENTA
Academia de Palhaços. Elenco: Laisa Dantas, Paula Hemsi, Rodrigo Pocidonio, Bruno Spitalleti e Breno Tavares.
Baseado em esquetes da tradição circense brasileira, “A Academia de Palhaços se Apresenta” tem a estrutura de um show de variedades. Os números, que vão do clássico espelho quebrado a um maravilhoso amestrador de pulgas, são calcados na clássica relação da dupla de palhaços: o bobo e o mandão. Capuleto e Maria Eugênia são palhaços elegantes, altivos, orgulhosos e muitas vezes um bocado arrogantes, eles mandam e desmandam nos bobos da companhia: Chucrute, Lino, e Maritaca. Estes últimos são atrapalhados, ingênuos, absurdos e transgressores, e costumam colocar a perder todos os planos de seus colegas, para o deleite da plateia. O humor ligeiro dos palhaços é potencializado por uma banda ao vivo composta de contrabaixo acústico, bateria e guitarra elétrica.
| Escadaria da Praça Roosevelt, 16h    

Contação de histórias e oficinas

ARTISTAS E PERFORMERS ITINERANTES
Durante todo o evento, teremos artistas convidados e performers itinerantes fazendo brincadeiras e apresentações para toda a família.
| Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 10h às 17h.

OFICINA DE GRAFITE
A proposta dessa atividade é dar liberdade para as crianças grafitarem e criarem grandes obras urbanas sob os olhares dos grafiteiros Fernando Berg e Pedro Adati.  As crianças poderão ter contato com todos os materiais utilizados na técnica do Grafite e ao final, poderemos fazer uma grande exposição dos painéis.
| Para crianças de 3 a 12 anos. 8 vagas por grupo. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 10h às 17h (Grupos a cada 30 minutos).

OFICINA DE SENSAÇÕES
Nessa oficina vamos abrir mais uma porta para os bebês descobrirem o mundo e a si mesmos. Aqui, os pequeninos terão acesso a um ambiente lúdico, rico em texturas, cores, volumes, odores, sabores e contrastes, que poderão explorar livremente. São tecidos, luzes, papéis, caixas, raízes, cascas, tintas, massas, argila, pincéis, temperos, folhas, flores e frutos. Um espaço cheio de diversidade, que também inicia os bebês no fazer artístico, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e de novas possibilidades de expressão pessoal.
| Para bebês de 8 a 36 meses. Até 20 bebês (acompanhados de um adulto).  Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 10h às 10h45 e das 11h30 às 12h15 .

OFICINA DE ANIMAÇÃO - FLIPBOX
O flipbook parte do princípio básico das animações quadro a quadro, mas ele é feito a partir de desenhos. Um objeto ou personagem é desenhado sucessivamente e, a cada página, ele sofre uma leve alteração. Ao virarmos (ou fliparmos) as páginas, temos a sensação do movimento e se dá a animação.
| Para crianças de 7 a 10 anos. 20 vagas por grupo. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 10h às 12h (Grupos a cada 30 minutos).

OFICINA DE LABIRINTOS
É uma oficina para criar painéis, caixas ou suportes para brincar com bolinhas. O objetivo é que a engenhoca seja um labirinto e um caminho a ser percorrido por uma bolinha de gude, madeira, borracha ou ping pong, que sobe e desce ou gira e desliza. O céu é o limite e podem sair daqui verdadeiros labirintos.
| Para crianças de 3 a 6 anos. 20 vagas por grupo. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 10h às 11h (Grupo 1), das 11h30 às 12h30 (Grupo 2) e das 13h às 14h (Grupo 3).

CONSTRUÇÃO COM PAPELÃO
A ideia seria a construção com as crianças de meios de transporte de papelão e fita adesiva, um ônibus coletivo gigante, avião, carros, para circularem pela praça. Quando estiverem estiver prontos, todas as crianças precisarão andar juntas/tomar decisões juntas, sobre para onde ir e em que ritmo caminhar. Serão construções meio malucas que acompanhará um trabalho corporal e sonoro por parte dos oficineiros.
| Para crianças de 5 a 8 anos. 10 vagas por grupo. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 10h às 13h (Grupos a cada 30 minutos).

BRINCADEIRAS E EXPLORAÇÃO
Será um espaço lúdico onde as crianças poderão explorar diferentes materiais de diversas formas. Os pequenos irão procurar ossos de dinossauros em um grande caixote de areia. Poderão brincar com penas e algodão em um ofurô. Brincarão de cascata com água  através de uma grande engenhoca vertical e farão esculturas com pedras e tocos de madeira. Além de tecidos, gelecas e mistérios dentro de buracos escuros!
| Para crianças de 3 a 6 anos. 15 vagas por grupo. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 10h às 13h e das 14h às 17h (Grupos a cada 30 minutos).

INVENCIONICES COM PIRÓGRAFO
Nessa oficina as crianças irão manusear um pirógrafo, que é uma ferramenta elétrica que possui um pequeno bastão parecido a uma caneta ao qual são acopladas pontas de metal possuindo diferentes formatos. Essas pontas se aquecem e quando pressionadas á superfícies de madeira, queima a madeira produzindo sulcos e desenhos. As crianças poderão criar personagens, edifícios e cidades utilizando tocos de madeira de diferentes formatos e grandezas.
| Para crianças de 5 a 8 anos. 10 vagas por grupo. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 12h30 às 14h30 (Grupos a cada 30 minutos).

DANÇANDO COM OS CLÁSSICOS
O bebê está aberto a perceber, vivenciar e assimilar a linguagem dos sons e crescer com ela. A oficina de vivência musical para bebês se propõe a criar canais para enriquecer esta experiência, em um ambiente de descontração, brincadeira, descoberta, afetividade e alegria. Através da música clássica, dançar com o bebê para lhe fazer sentir a segurança do pulso constante de uma música.
| Para bebês com até 15 meses. Até 20 bebês (acompanhados de um adulto).  Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 13h às 14h.

NARRATIVA COLABORATIVA: PARA VIVER O TEMPO COMO UM PRESENTE
Kiara Terra.
Espetáculo exclusivo elaborado sob medida à partir de história original. A ideia é criar uma narrativa e desenvolver um percurso com o público. O foco da narrativa está nas perguntas e desafios que fizeram parte dessa história e o caráter interativo da apresentação faz com que o publico se sinta parte da história contada assim como as pessoas são de fato parte da história contada.
| Área do Espaço de Brincar Mamusca, 14h e 17h    

BRINCADEIRAS E MOVIMENTO
O prazer do movimento, de conhecer o corpo e suas partes, de se mover ao som de uma musica, de balançar e de ser embalado, são algumas das primeiras experiências corporais mais gostosas que os pequeninos experimentam. Na oficina Brincadeiras e Movimento, essas primeiras descobertas são valorizadas e incentivadas propondo um espaço para a expressão do corpo criativo.  
| Para bebês de 18 a 36 meses. Até 20 bebês (acompanhados de um adulto).  Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 14h às 15h.

OFICINA SUCATA EM MOVIMENTO
A oficina reúne materiais reciclados como latas, embalagens e equipamentos eletrônicos descartados com diversos recursos tecnológicos novos como motores, luzes de LED, hélices e manivelas. Os resultados são robôs simpáticos, carrinhos exclusivos, bonecos articulados e pais e filhos felizes. O responsável pela oficina é William Cavalcante, formado em arquitetura, e com trabalhos em restauração, fotografia e aulas de tecnologia para crianças.
| Para crianças de 7 a 10 anos. 20 vagas. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 15h às 17h.

EXPERIÊNCIAS MUSICAIS
A oficina de musicalização é direcionada para bebês de 3 a 30 meses. Ela tem como objetivo sensibilizar musicalmente através da exploração sonora, cancioneiro popular, brincadeiras, contações de histórias, danças circulares e movimentos corporais (música – movimento – sensorialidade) de forma lúdica com muito cuidado e carinho. A musicalização objetiva também a ampliação do repertório musical das famílias e socialização dos bebês, pais e cuidadores.
| Grupo 1:  bebês de 13 a 30 meses; Grupo 2: bebês de 3 a 12 meses. Até 20 bebês (acompanhados de um adulto).  Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 15h15 às 16h (Grupo 1) e das 16h15 às 17h (Grupo 2).

DE ONDE O SOL SE ESCONDE – HISTÓRIAS DO JAPÃO
Cia. Provisório Definitivo. Direção, Texto e Elenco: Paula Arruda e Pedro Guilherme.
Para mostrar que brasileiros e japoneses, embora sejam de lugares muito diferentes, podem se divertir da mesma maneira, quatro divertidas histórias japonesas são contadas: Bobo Saburo; A Dança do Macaco e do Pardal; A Princesa e o Vaso e O Casamento da Ratinha.
| Área do Espaço de Brincar Mamusca, 16h     

OFICINA DE TECELAGEM
As crianças poderão experimentar nessa oficina algumas técnicas básicas de tecelagem, de forma bastante lúdica e utilizando embalagens plásticas como base para o tear, cordões e lycra. Nesta oficina serão estimuladas as habilidades manuais, a criatividade e a brincadeira.
| Para crianças de 4 a 6 anos. 20 vagas por grupo. Área do Espaço de Brincar Mamusca, das 14h30 às 15h30 (Grupo 1) e das 16h às 17h (Grupo 2).